Ser saudável depende, não só daquilo que ingerimos, mas também da forma como o fazemos. O prazer de comer está em alimentarmos o corpo juntamente com o prazer de alimentarmos a alma.
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Pão de Mel - caseiro
Ingredientes:
Açúcar mascavo: 500 g
leite: 1 chávena
ovos: 4
farinha de trigo integral: 500g
mel: 1 chávena
fermento de padeiro em pó : 1 pacotinho
cravinho moido: 1 colher de chá
canela em pó: 1 colher e chá
erva doce: 1 colher de chá
nozes: q.b.
chocolate para cobrir: 800 g
Modo de fazer:
Em um tacho, junte o açucar e o leite e mexa até ter todo o açúcar desfeito.Reserve
Em uma taça bata os ovo, e junte o cravinho, a erva doce, a canela, o mel, o açúcar e o leite reservado anteriormente. Junte a farinha e o fermento previamente peneirados, misture bem.
Em uma forma untada e polvilhada com farinha asse o pão em forno quente por aproximadamente 30 minutos.
Aqueça o chocolate me banho maria até estar todo deretido. (Use imediatamente)
Depois do pão frio corte em fatias e passe por um lado pelo chocolate quente e decore com as nozes partidas.
sábado, 20 de dezembro de 2008
Roupa velha
Sobrar da noite anterior.
Bacalhaucozido: q.b.
Batatas cozidas: q.b.
Hortaliças cozidas: q.b.
Ovos cozidos: q.b.
azeitonas: q.b.
Azeite:q.b.
Cebola frescas: q.b.
Alho fresco: q.b.
Modo de fazer:
Em uma grande frigideira refoga-se o alho e a cebola no azeite e quando estiver transparente misturam-se as batatas, as hortaliças e o bacalhau. Envolve-se bem e deixa-se apurar alguns minutos. Decore com os ovos desfeitos com bastante azeitonas
terça-feira, 16 de dezembro de 2008

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Sonhos de Abóbora para Natal
Abóbora: 1 Kg
Laranja: 2
Ovo: 3
Farinha: 500 g
Aguardente: 1 cálice
Leite: 2 dl
Açúcar: 150 g
Fermento de padeiro: 50 g
Óleo: q.b.
Açúcar: q.b.
Canela: q.b.
Modo de Fazer:
Deixe descansar por meia hora.
Use duas colheres para retire pequenas quantidades de massa e coloque a fritar no óleo quente.
Retire, escorra e passe os sonhos por açúcar e canela .
| 1ª fornada de 2012 |
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Azevias em Massa Tenra
Ingredientes :
250 g de farinha integral
1 pacotinho de fermento em pó para pão
1/2 dl de água morna
2 colheres de sopa de margarina
sal q.b.
Modo de fazer:
Misture a farinha bem peneirada com a margarina e com o sal. Junte a água e amasse muito bem. Bata a massa sobre a mesa para ficar bem lisa. Faça uma bola, ponha dentro de uma vasilha e faça uma cruz sobre a massa, tape com um pano limpo e ponha no forno desligado por aproximadamente 15 minutos.
Depois do tempo de repouso, estenda a massa tenra, disponha o recheio, já frio, em montinhos espaçados, dobre e corte em meias luas.
Recheio de grão de bico.
Grão de bico: 250 g
Açúcar: 150 g
Ovo: 2
Água: 1,5 dl
Laranja: q.b.
Canela em pó: q.b.
Óleo para fritar: q.b.
Modo de fazer:
Tenha a massa tenra já preparada. Tire a pele ao grão que já foi cozido e esmague em um pano (Eu uso o mesmo aparelho eu uso para fazer puré de batatas). Coloque o açúcar e a água em um tacho para preparar uma calda de açúcar fazendo ponto assoprado. Junte o puré do grão e a raspa de uma laranja e deixe ferver suavemente até fazer estrada. Fora do calor, junte as gemas e a canela.
Depois é só estender a massa, rechear com pequenas doses de recheio, fechar tipo pastel. Estão prontas as azevias. Frite-as em óleo e escorra sobre papel absorvente. Quando frias passe-as por açúcar e canela
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Sopa Imunitária
8 Chávenas de água
1 Colher de sopa de azeite
1 Cebola cortada
1 Cabeça de alho picada (10 dentes pelo menos)
1 Pedaço de raiz de gengibre, bem ralada
1,5 Chávenas de pó para caldos de vegetais com sal
(pode ser um pacote de sopa de vegetais)
5 Pedaços de raiz de astrágalo seco, cortado em fatias
2 Chávenas de cogumelos shiitake frescos fatiados
1 Cogumelo reishi grande
Pimenta de Caiena qb.
Passo a passo
1. Ponha a água a ferver numa panela grande
2. Aqueça o azeite, salteie o alho, as cebolas e o gengibre, até ficar tudo macio e aromático. Junte à água o conteúdo da frigideira. Junte o pó para caldo de vegetais, o astrágalo, os cogumelos shiitake e reishi. Deixe ferver lentamente durante duas horas e com a panela tapada.
1. Retire do lume e deixe repousar durante duas horas
2. Retire o astrágalo e o cogumelo reishi. Volte a aquecer.
3. Junte sal e pimenta caiena a gosto. Está pronta a servir.
(Fonte: Antibióticos Naturais de Stephen Harrod Buhner,
Europa-América 2005)
Fui buscar esta receita no Sapo Saúde
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Pão de mel do Elias e da Marly, Biscoitos de gergelim, Mousse de goiaba
ficou doente de inveja quando Deus criou Adão e Eva, seus seres mais perfeitos, e resolveu se vingar. Destruindo-os, é claro.
Mas tinha que ser lentamente, de um jeito bem sutil, bem inocente, pra ninguém desconfiar; e com alguma coisa muito gostosa. Inventou o açúcar. E logo espalhou um pouco na terra, de forma que todos os seus rebentos tivessem um gostinho ligeiramente doce.
Foi aí que aconteceu o episódio da maçã. Não tinha aquela história de fruto proibido, serpente e coisa e tal? Pois eram artes do Demo. E Eva não só seduziu Adão, como já na primeira mamada passou pro filho o prazer do doce na boca. Como comia frutas, a Eva!
Deus, que naqueles tempos ainda era meio sujeito a crises de mau humor, ficou danado. Falou, explicou lá da maneira dele que o amargor da vida é que era o quente, depois esbravejou, chegou a proibir a coisa, não conseguiu nada e acabou expulsando os três do Paraíso.
Eles foram embora tristes que só vendo.
Andaram, andaram e finalmente chegaram na Índia, embora também se diga que foi no Egito, e armaram um ranchinho ao lado de um canavial.
Claro que o Diabo, esse imoral, estava por trás de tudo; um dia se disfarçou de pedra e esmagou uma vara de cana de um modo que o caldo foi espirrar bem na boca do Adão.
Cana, pra que te quero? Virava caldo, o caldo secava, sobravam umas pedras doces no fundo. Às vezes ficavam cheias de formigas e Adão reclamava um pouco, mas comia do mesmo jeito. Às vezes comia tanto que chegava em casa meio torto e Eva resmungava um bocado, se lembrando nessas horas de Deus e achando que ali tinha coisa.
Deus tudo via e tudo sabia. Só que tinha decidido deixar o barco correr. Não dera a eles o precioso bem da inteligência? Pois eles que se virassem.
— Oh, Senhor! — protestavam os anjos. — Mas assim vai ficar tudo do jeito que o Diabo gosta!
Deus, nem te ligo. Se fazia de surdo. Mesmo porque andava muito ocupado planejando a era de Peixes, por coincidência esta que está terminando agora e que é curiosamente simbolizada por um bicho que morre pela boca.
— Terra à vistaaa! — grita o marujo lá do alto da gávea.
— Ó Manoel, traz as mudinhas de cana! — grita o comandante lá pro fundo do porão.
Andavam com elas a bordo, os portugueses, por volta de 1500. O açúcar importado do Oriente era a droga mais cara e cobiçada da Europa. Tinham que encontrar outros solos tropicais para plantá-la.
Aí descobriram a América.
Só que era preciso preparar a terra, plantar, limpar, cortar, moer, arre. Coisa demais para europeus encalorados. Onde era mesmo que tinha um povo capaz de dar esse duro sem se acabar? Como? Logo ali, na África?
Ora, pois. Foi assim, com os africanos, que os europeus fizeram a América.
Pão de mel do Elias e da Marly
5 xícaras de farinha de trigo integral, ou
4 de trigo e 1 de aveia, fubá ou trigo-sarraceno
1 xícara de melado
1/2 xícara de mel
2 colheres de chá de bicarbonato
2 colheres de sopa de cacau
noz-moscada
casca de laranja ralada
gengibre ralado
castanhas e frutas secas a gosto
2 copos de suco ou chá
Misture tudo; a consistência deve ficar pastosa. Asse em fôrma untada e forno brando por 40 minutos.
Biscoitos de gergelim
1 xícara de sementes de gergelim
1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
1xícara de aveia de flocos
1/2 xícara de óleo de milho gelado
1/2 a 1 xícara de suco, água ou chá de stévia
2 colheres de sopa de tahine
1 colherinha de canela em pó
1 pitada de sal
Primeiro toste o gergelim e bata no liquidificador ou moa no suribachi japonês; depois bata os ingredientes molhados até obter um creme; aí misture o resto todo. Faça rolinhos compridos, embrulhe em papel-manteiga e deixe gelar meia hora para ficarem firmes. Corte em fatias e asse de 10 a 15 minutos.
Mousse de goiaba
Aviso: o segredo é a peneira. Porque você pega uns 2 quilos de goiabas maduras, corta em 4 e põe na panela, espalhando por cima 1 colher de chá de misso diluída num pouquinho d’água. Fogo baixo; tampa. Quando as goiabas estiverem quase desmanchando, passe na peneira. Dissolva então meio pacotinho de gelatina ágar-ágar num pouco de água ou chá de stévia, misture ao creme e leve ao fogo para engrossar um pouco. Em vez de gelatina pode ser 1 colher de sopa de araruta. Ferveu, cozinhe mais 1 minuto e apague o fogo. Sirva gelada.
Fonte: Corre Cotia
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Bolo de Chocolate
Para a massa:
6 Ovos
1 chávena de Manteiga
2 chávenas Açúcar
1/2 colher de café de Sal
3 chávenas de Farinha de trigo integral
1 chávena de Leite
1/2 chávenas de Chocolate em pó
1 tablete (200 g) de chocolate culinário
1 colher de sopa de Fermento em pó
Cobertura:
3 barritas de chocolate culinário amargo
1 colher de sopa de manteiga sem sal.
Para decorar:
1 chávena de chá de raspas de chocolate
Preparação
A massa:
Bata as gemas, a manteiga, o açúcar e o sal. Até obter uma massa leve, homogenia e clara. Bata as claras em castelo e reserve. Acrescente a farinha peneirada, o chocolate em barra previamente derretido no leite e o chocolate em pó. Misture as claras em castelo e envolva delicadamente. Fina
Coloque em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Coloque em forno pré aquecido - 180º e deixe por 20 minutos a 120º.
Desenformar ainda morno.
Cobertura:
Derreta as barras de chocolate e a colher de manteiga em banho-maria. Assim que estiverem derretidos cubra o bolo já frio.
Cubra com as raspas de chocolate.
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Costeletas de Borrego com molho de pimenta
5 costeletas de borrego
200g de margarina
4 colher sopa de vinagre de maça natural
1 copo de vinho branco
1 colher sopa de óleo
2 raminhos de Tomilho
2 folhas de Louro
1 cebola
3 dentes de alho
3 gemas
Sumo de limão
Sal q.b.
pimenta em grão q.b.
pasta de pimentos vermelhos q.b.
Receita:
Tempere as costeletas com sal e pimenta, 1/2 meio copo de vinho, 1/2 dose de sumo de limão, pasta de pimentos vermelho, 1 dente de alho. Coloque tudo dentro de uma saco de plástico feche bem e deixe marinar durante 12 horas no frigorífico.
Na hora de preparar, frite-as com 1/2 porção de margarina e acrescente o óleo, até dourarem dos dois lados.
Em uma panelinha a parte, coloque o resto do vinho, o alho e a cebola picados, o vinagre, a pimenta, as folhas de louro, o raminho do tomilho e o sal. Deixe reduzir até ficar só 1/4 da quantidade inicial. Passe pelo coador e junte as gemas já batidas com uma colher de sopa de água.
Leve novamente ao fogo, só que agora em banho-maria, mexa e só pare quando tiver um molho grosso e espesso. Minutos antes de servir coloque a margarina que sobrou, ponha um pouco do sumo de limão e enfeite com os grãos de pimenta. Coloque sobre as costeletas acabadas de fritar.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Bacalhau Verde com Natas.
600 g de bacalhau desfiado
2 cebolas médias
2 dentes de alho
30 g de farinha
30 g de manteiga
1,5 dl de leite
0,25 dl de Natas
1 folha de louro
sal
pimenta
1/2 kg de batata
1 maço de espinagre
4 cenouras médias
Modo de fazer:
Coloca-se o bacalhau num recipiente com água de véspera, tendo o cuidado de lhe mudar a água várias vezes. Ou compre já demolhado.
Ponha o bacalhau na panela e coza com água limpa, depois de frio desfie.
Cortam-se as cebolas em rodelas finas e as batatas em quadradinho, assim como as cenouras e pode cozer na mesma água em que cozeu o bacalhau.
Leva-se ao lume a manteiga, a que se junta a farinha, mexendo bem. Adiciona-se o leite, devagar, mexendo sempre, e deixa-se cozer. Por fim, tempera-se com o sal, a pimenta e o louro finalmente juntam-se as natas e quando adquirir uma consistência muito cremosa reserve.
Leva-se o azeite ao lume numa frigideira, juntando a cebola e o alho e deixa-se refogar. Assim que começar a alourar, junta-se o bacalhau desfiado para que refogue um pouco.
Num tabuleiro de ir ao forno untado com manteiga deita-se em camadas o bacalhau, os espinafres crus e com as folhas só rasgadas e acrescente uma camada de batatas e cenoura.
Cobre-se tudo com o creme de natas e leva-se ao forno para ganhar um pouco de cor.
Decorar com azeitonas.
domingo, 19 de outubro de 2008
Feijoada Transmontana Vegetariana
1Kg de Feijão Encarnado *
1 Enchido de Soja Tipo Farinheira
500 Gr de Seitan Tipo P**
½ couve Portuguesa ou em Alternativa Couve Coração
50 ml de Azeite Virgem
2 Cenouras médias
Oregãos (de preferência apanhados em fase de floração e secos em casa)
Deite agora o feijão encarnado com o líquido da sua própria cozedura, corrigindo o líquido necessário adicionando água. Deixar cozinhar em foco baixo mexendo várias vezes com a colher-de-pau para que o feijão não adira ao fundo da panela.
Entretanto poderá usar o micro-ondas para dar uma primeira cozedura às folhas de couve, préviamente lavadas e “ripadas”. A meio da cozedura do feijão, acrescente então a couve e o enchido de soja (fatiado), corrigir o tempero (verifique também a quantidade de líquido) e deixe cozinhar mais cerca de 7-10 mnts em fogo brando e mexendo algumas vezes.
*Uso normalmente feijão “industrial” que pode ser Bio (opções nos vários mercados BIO) excepto quando consigo demolhar feijão.
** A minha preferência vai para o Seitan ( e não só) produzido pela Shambhala no Montijo. A qualidade é extraordinária e o sabor melhor ainda.
Vinhos Portugueses – Na foto mostro um vinho corrente muito bom, Serras de Azeitão, aromático com sabor final a frutos (deixe abrir e respirar um pouco), sendo a minha opção quase sempre por vinhos de baixo custo e elevada qualidade, recaindo normalmente em vinhos com origem em Palmela, Pegões, Alto Alentejo e Douro.Enviado por email : M. Calçada
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Arroz de Nabiça
300 g de arroz carolino ou agulha;
1 cebola;
1 dente de alho;
2 colheres de sopa de azeite;
1 molho de nabiça;
1 folha de louro;
sal q.b.;
Modo de fazer:



Aloure a cebola e o alho picados no azeite.
Ponha a nabiça lavada e escolhida, (retire os talos velhos e junte-as ao refogado).
Adicione a água (2 vezes e meia o volume do arroz), tempere com sal, louro e pimenta e deixe levantar fervura.
Junte o arroz, lavado e escorrido.
Deixe levantar fervura, tape e deixe cozer sobre lume brando durante cerca de 20 minutos.
sábado, 11 de outubro de 2008
Frango do campo à fricassé
As fotos vem já, já...
Frango de Fricassé à Portugesa
Ingredientes: (6 pessoas)
1 Frango do campo em pedaços
2 cebolas picadas
2 folhas de louro
4 dente de alho picado
1 molho de salsa
1/4 de pimento vermelho
2 gemas
Azeite q.b.
8 colheres de sopa de água.
sal q.b. (uso cada vez menos sal)
pimenta q.b.
sumo de limão q.b.
No almofariz de pedra coloquei o sal, a salsa, o alho, a cebola, 1/4 de pimento vermelho e sumo de meio limão, bati tudo até uma pasta cremosa.
Temperei o frango que o meu mais que tudo ajudou a cortar e deixei marinando por algumas horas.
Em seguida coloque azeite no fundo da panela e fui colocando o frango pedaço a pedaço. Deixei ficar louro e coloquei 6 colheres de sopa de água. Tapei a panela e deixei estufar em lume brando ate o frango ficar tenro
Quando o frango estiver tenro coloco 2 colheres de farinha de trigo em CHUVA, mexo bem e deixo o molho ficar bem cremoso, retire a panela do lume e junte as gemas dos ovos, que bati previamente com 2 colher de água (assim elas não talham). De volta ao lume mexo bem, Junto mais sumo de limão. Decorei com salsa picada e servi com arroz de nabiça.
domingo, 5 de outubro de 2008
Rolinho de Peru com tamaras
8 bifes de peru
8 tiras de bacon
16 tâmaras
8 fatias de queijo
sal q.b
sumo de limão q.b.
pimenta para bifes q.b.
dentes de alho q.b.
óleo para fritar.
Modo de fazer:
Temperar os bifes e deixa-los marinando por uma hora, com limão sal, pimenta e alho
Após este período, abrir cada um dos bifes e colocar no centro 2 tâmaras sem caroço, uma fatia de queijo enrolar um a um colocando por ultimo uma cinta de bacon a volta do rolinho, prender com palitos
Fritas em óleo bem quente e abundante.
Em casa não é habito fazer fritos, mas tive de improvisar uma refeição rápida. A fome era tanta que não foi possivel tirar uma foto do produto final em melhores condições.
Servir com puré de batata e arroz branco.
sábado, 4 de outubro de 2008
muqueca de TAMBORIL
2 kg de peixe lombos de tamboril.
2 colheres de sopa de óleo
3 maços de coentro.
2 maços de cebolinha verde
2 cebolas brancas pequenas.
6 tomate.
1 frasco de 200 ml de leite de coco
3 colheres de sopa de molho de tomate
2 limões.
Azeite Extra virgem
sal q.b.
Pimenta q.b.
MODO DE FAZER:
Lave os lombinhos, corte-os ao meio e deixe-os em uma vasilha com sal e o suco de um limão. Ficam marinado durante duas horas.
Numa panela grande, coloque:
O óleo; o azeite, os verdes, as cebolas, os tomates,
Leve ao lume, assim que levantar fervura coloque os lombinhos de tamboril.
Deixe em fogo baixo durante 30 minutos, ao fim deste período coloque umas gotas de limão e o leite de coco, deixe ferver 5 minutos, apague o fogo e deixe tapado por mais 5 minutos.
Sirva com arroz branco
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Domingo 5 de Outubro - No MAAIANA em Lisboa
Objectivo: promover as actividades físicas e as terapias
15h00 – 17h00 - Diagnóstico em MTC, mesoterapia, alimentação saudável e Crudicismo Márcia Almeida
15h00 - 15h45 – Dança oriental
15h00 – 19h00 – sessões de 30 minutos de massagem a 10€ - Rita Antão e Ana Paula Reis
15h00 – 19h00 – sessões de 30 minutos de massagem a 10€ - Deeksha
15h30 – 16h30 – ensino de técnicas de massagem Rita Antão
16h00 – 16h45 – Yoga Dinâmico
16h30 – 18h00 – sessões de 30 minutos de reflexologia a 10€ Tiago Chabert
16h00 às 18h00 – sessões de esclarecimento sobre a astrologia enquanto método para aprofundar o auto conhecimento Isabel Antunes
17h00 – 17h45 – Kung Fu terapêutico – parte de posturas de kung fu
17h00 – 20h00 – Diagnóstico em MTC e alimentação saudável Ana Sofia Pacheco
18h00 – 18h45 – Chi kung / tai Chi Chuan (Sandra Brás)
18h00 – 19h00 – ensino de técnicas de relaxamento e reflexologia Tiago Chabert
19h00 – 19h45 – Biodanza
20h00 – 20h30 – Banho de som - Paulo

terça-feira, 30 de setembro de 2008
Quiabo com carne picada
1 kg de carne picada
3 colheres de (sopa) de manteiga
½ kg de quiabo
½ colher (chá) de açúcar
½ colher de (chá) de cominho em pó
½ chávena de caldo de carne ou água
2 cebola grande bem picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para o molho
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 colher (chá) de coentro
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Fazer
1 - Aqueça duas colheres de manteiga numa panela e doure a carne. Retire da panela e reserve. Abaixe o fogo, frite a cebola até deixa-la transparente.

2 - Aqueça o forno em temperatura 160º. Junte o cominho, o tomate e o caldo. Mexa bem. Coloque a carne numa forma refratária. Regue com o caldo. Salpique com o sal, a pimenta e o açúcar.
3 - Lave e seque bem o quiabo. Aqueça a manteiga restante e frite o quiabo por três minutos, mexendo. Arrume-o sobre a carne e leve ao forno por mais 20 minutos..
Molho
Amasse o alho, misture-o com sal e refogue na manteiga até dourar. Retire do fogo e acrescente o coentro e a pimenta. Regue com esse tempero quente a mistura na forma refratária e sirva.
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Canjiquinha salgada ou Péla-Égua
Ingredientes:
1/2 kg de canjiquinha amarela
1 kg de carne de porco ( costelinh,suâ, lombo ou pernil) cortada em pedaços.
1/2 chávena de óleo ou banha derretida (a receita original usa óleo, mas aqui em casa só usamos óleo ou azeite)
3 tomates maduros
temperos:
sal
cebola
alho
ervas aromáticas: salsa, coentro e cebolinho
Preparação:
Este prato de milho é tipico de Minas Gerais, e muito pouco difundido. Outro nome conhecido é: "PÉLA-ÉGUA.
Cozinhar a canjiquinha em água . Temperar as carnes e reservar, e afogar em ´´oleo ou banha bem quente, deixar fritar. Acrescentar os tomates picados.
Quando a carne estiver cozida, juntar a canjiquinha também cozida. Provar, para corrigir o sal e os restantes temperos.
Servir quente.
É servido geralmente em prato fundo, acompanhado de couve picada fina e afogada, feijão e pimenta.
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Salada de peito de pato com amêndoas torradas
Ingredientes:
4 peitos de patos sem pele.
3 dentes de alho
1 chávena de cebolas picadas
1 chávena dele alho francês em rodelas
1 chávena de vinho branco
5 colher de sopa de azeite
1/2 chávena de amêndoas torradas
1 colher de sobremesa de mel
sal q.b.
pimenta q.b.
Acompanhamento:
Batata cozida com casca
alface q.b.
rucula q.b.
tomate cereja q.b.
agrião q.b.
Preparação:
Coloque os peitos de pato em um tabuleiro, tempere com sal, e cubra com o mel, por cima ponha a cebola o alho e o alho francês.
Regue com o vinho e metade do azeite.
Levar ao forno a 180º por 45 minutos
Quando o pato estiver assado e crocante, tire do forno, espere esfriar, desfie e sirva com batatas pequenas cozidas com casca, e um bom ramo de verdes (alface, agrião e rucula) e uns tomates cerejas para acabamento.
terça-feira, 23 de setembro de 2008
O Sentido do Gosto

"O Sentido do Gosto é um programa sobre gastronomia que revela a história, as curiosidades e as melhores receitas de produtos emblemáticos da nossa alimentação.
Todas as semanas, o conceituado gastrónomo e enólogo José Bento dos Santos partilha com os espectadores, e com o convidado do programa, o universo de alimentos como o vinagre, caça, ervas aromáticas, massa italiana, foie gras, chá, manteiga, trufas, entre outros.
Seja à conversa com o convidado da semana, ou na cozinha com a confecção de pratos de grande valor gastronómico, O Sentido do Gosto é um programa para ver... e chorar por mais"
Fiquei apaixonada. O programa é um bate papo informal, com um génio na comunicação e na gastronomia.
Imperdivel: As receitas com fotografias magnificas.
fonte: http://www.mandala.pt/sentidodogosto/default.htm
sábado, 20 de setembro de 2008
Tutu de Feijão Preto
Nunca postei o Tutu, pois é comida do dia a dia, só dei conta do quanto era "diferente" nestas férias, com as amigas das minhas filhas olhando arregaladas para o coitado do tutu de feijão preto e pensando onde fomos parar.
Todas provaram e ADORARAM.
Ingredientes:
1/2 kg de feijão já cozido e temperado (é optimo para aproveitar as sobras)
1/2 chávena de chá de farinha de mandioca
1 colher de chá de temperos verdes - (salsa, coentro, cebolinho)
2 ovos cozidos
250 g de bacon
1 kg de linguiça frita
Preparação:
Uso normalmente os restos de feijão ponho na maquina (bimby) com o caldo e processo.
Frito o bacon, até estarem dourados, adiciono a massa de feijão batido, lentamente e mexendo sempre, distribuo por cima como chuva a farinha de mandioca até que fique um pirão mole ou se preferir ponha mais farinha e deixe mais grosso.
Depois de ter a massa, passo o tutu para a travessa decoro pedaços de bacon e a linguiça
Servir com arroz branco.
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Como picar cebola para refogados.

Meu computador esta com problemas no flash, portanto o vídeo foi passado em duas faces, pelo inconveniente peço desculpa.
Aqui fica a dica de como picar uma cebola ao estilo "chef" João Rodrigues.
fonte: http://sabores.sapo.pt/videos/detail/?3077
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Dieta Crudicista ou Crudivorismo
Sumo de sementes germinadas ou hidratadas.
Para um copo de 200 ml de água mineral junte as sementes ou os grãos que devem ter ficado de molho 8 horas para hidratar e mais de 8 horas a dois dias no escorredor para germinar, bata no liquidificador ou na bimby e coe ou então use uma centrifuga.
Leite da Terra
Ingredientes possíveis
Amêndoa - 15 unidades
Aveia - 1/2 chávena
Avelã - 10 unidades
Castanha do Para - 8 unidades
Centeio - 1/2 chávena
Cevada - 1/2 chávena
Gergelin - 1/4 chávena
Girassol- 1/2 chávena
Grão de bico - 1/4 de chávena
Linhaça- 1/4 de chávena
Nozes- 8 unidades
Pinhão- 1/2 chávena
Trigo- 1/2 chávena
Trigo Sarraceno - 1/2 chávena
Prove separadamente cada tipo de leite da terra e depois faça combinações com fruta fresca, frutas secas, brotinho, raizes e capim.
Dicas para o seu sumos:
abacate
abacaxi
ameixa seca hidratada
banana
beterraba
broto de alfafa
broto de feijão
broto de grão
broto de soja
capim de centeio
capim de cevada
capim de trigo
cenoura
damasco
kiwi
maça
manga
melancia
melão
meloa
pera
pessego
tamara hidratada
Saiba sobre: COMIDA VIVA e SUCO DE LUZ DO SOL
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Suco verde ou Sumo verde do Dr. Alberto Gonzales
Ingredientes:
Pepino picado
Maça picada
Cenoura
Verduras Orgânicas (preferencialmente)
- alface
- agrião
- salsa
- coentro
- couve
- espinafre
Sementes ou grãos germinados
- girassol
- quinoa
- gergelim
- amêndoa
- grão de bico
- Sesamo
Modo de Preparar:
Coloque primeiro o pepino, pois é o que tem mais água, depois coloque a maçã picada no Processador (Pode usar a centrifuga).
Acrescente os grãos germinados, as folhas verdes, o legume e as raiz. Coe num coador de pano e beba logo em seguida , não fica um suco ralo, fica pastoso.
Como germinar sementes:
Para germinar uma semente, basta colocá-la em água durante a noite e de manhã colocar num escorredor e deixar , o tempo de germinação vai variar de grão para grão, da temperatura, etc. Em geral, estão com sua potência máxima logo que ponha o "narizinho" de fora. Então estão prontos para serem consumidos. Ficam óptimas em sumos e em saladas.
Saiba sobre: COMIDA VIVA e SUCO DE LUZ DO SOL
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Ovos queimados
O milho e a mandioca são usados tanto nos pratos de sal, como nas quitandas e doces.
O mineiro, excepto o das grandes cidades, come pelo menos 5 vezes por dia.Levanta-se cedo faz a primeira refeição normalmente constituída por café, leite, pão, queca ou broa de fubá.
O Almoço é quase sempre antes do meio dia: Arroz feijão, couve ou outra verdura, carne, etc.
Sobremesa: goiabada, doce de leite e queijo.
Durante o dia, um ou mais cafezinhos acompanhados de quitandas.
O jantar é cedo, antes das 19 horas, é composto por sopa e pratos bem parecidos com o do almoço.
Receitas de Ovos queimados:
Ingredientes:
6 ovos,
3 xícaras(chá) de açúcar,
1 xícara (chá) de leite
Modo de preparar:
Fazer do açúcar uma calda não muito grossa.
À parte, misturar bem os ovos e despejar na calda fervendo. Deixar cozinhar. Escorrer numa peneira e levar a massa de ovos novamente ao fogo, sem a calda. Mexer até que os ovos tomem a cor de mel escuro. Despejar a calda sobre a massa obtida, juntando então o leite. Deixar secar um pouco em fogo brando.
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Arroz na panela de pedra com queijo
2 xícaras (chá) de arroz
1/2 xícara(chá) de óleo ou banha derretida
2 dentes de alho socado com sal
Queijo de minas cortado em pedaços curtos e grossos
Preparação:
Lavar e deixar escorrer o arroz. Na panela de pedra, pôr o óleo ou babha e deixar aquecer bem.
Adicionar o alho e sal, deixando dourar. Juntar e refogar o arroz. Cobrir de água fervendo até 2 dedos acima do nível do arroz. Deixar cozinhar. Quando cozido, ligeiramente empapado, endiar os pedaços do queijo de minas, bem quente, na propria panela de pedra.
A Fotografia do trem de panelas de Pedra Sabão tirei daqui o artesanato de Ouro Preto é sem dúvida maravilhosos.
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Perninhas de frango no forno
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Feijão de tropeiro ou Feijão Tropeiro
Toda a mercadoria era transportada nos lombos do burros. Os homens que guiavam esses animais eram chamados tropeiros. Eles paravam para fazer as refeições que traziam no embornal: o feijão cozido misturado com a farinha de mandioca, linguiça ou carne de porco e torresmos. Dai o nome deste prato tão saboroso.
Ingredientes:
1 quilo de feijão
1/2 xícara de farinha de mandioca
1 quilo de linguiça
2 ovos cozidos
Tempero: alho, cebola, sal a gosto
1 quilo de toucinho para torresmos
Cheiro verde picadinho
Cozinhar o feijão (não pode ficar desmanchado).
Deixar escorrer o caldo numa peneira. à parte, fazer os torresmos. Fritar a linguiça numa panela com um pouco d´àgua, tampada. Destampar logo que a água secar, para corar.
Em 1/2 xícara de chá de gordura do torresmo bem quente, colocar os temperos e o feijão cozido sem caldo. Adicionar a farinha e os torresmos.
Colocar numa travessa.
Guarnição:
Enfeitar o feijão tropeiro com rodelas de ovo cozido e contorná-lo de pedaços de linguiça frita. Em travessa separada, servir couve à mineira, arroz e molho acebolado.
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Bacalhau à Braz
1 Kg bacalhau
1 Kg batatas
3 cebolas cebolas
1 alho
4 ovos
4 dl azeite
Azeitonas pretas q.b.
Tomate cereja q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Modo de Preparar:
O Bacalhau deve ser demolhado, as pele e as espinhas retiradas e por fim desfiado.
As cebolas são cortadas em rodelas e neste caso cortei as batatas no ralador, ficando palitos bem finos e fritei em azeite. (reserve)
Em um tacho, coloque o azeite, o alho inteiro e as cebolas e deixe alourar, em seguida coloquei o bacalhau e deixei fritar um pouco alourando ligeiramente.
Por fim bato os ovos e verto-os para o tacho onde tenho o outros ingredientes todos, inclusive as batatas. Atenção ao lume, deve estar bem baixo, pois os ovos tem de ficar macios
Serve-se de imediato.
Decorei com azeitonas pretas e tomate cereja.
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Brigadeiros e as suas variações

100g chocolate em pó
2 colheres de sopa de manteiga
2 latas pequenas de Leite condensado
2 colheres de sopa de leite fresco
Chocolate granulado q.b.
açúcar cristal q.b.
Óleo: q.b.
Modo de fazer
Numa panela em fogo baixo, colocar o leite condensado e a manteiga, misturando o leite fresco onde desfez o chocolate em pó.
Mexer até soltar do fundo.
Colocar a massa em uma pedra mármore untada com óleo.
Untar as mãos em óleo (ou mesmo água) e fazer as bolinhas todas do mesmo tamanho, passar pelo chocolate granulado e colocar nas forminhas de papel.
NOTA:
Variações.
1- fazer o brigadeiro sem o chocolate, passar as bolinhas por açúcar cristal.
2- fazer metade de receita com chocolate e outra metade sem, fazer as bolinhas menores e junta-las no fim, o efeito é uma bolinha metade branca metade preta.