domingo, 19 de outubro de 2008

Feijoada Transmontana Vegetariana

Ingredientes (para 4 Pessoas)

1Kg de Feijão Encarnado *
1 Enchido de Soja Tipo Farinheira
500 Gr de Seitan Tipo P**
½ couve Portuguesa ou em Alternativa Couve Coração
50 ml de Azeite Virgem
2 Cenouras médias
Oregãos (de preferência apanhados em fase de floração e secos em casa)

Preparação

Numa panela deitar o Azeite Virgem com os dois alhos “apertados” e uma quantidade generosa de oregãos. Deixar levantar fervura fritando ligeiramente os dentes de alho . Antes mesmo deste alourarem, adicionar o Seitan em pedaços e flor-de-sal deixando fritar e mexendo varias vezes com uma colher-de-pau, permitindo absorver o sabor e não deixar agarrar ao fundo da panela. Quando achar que esta no ponto que deseja, adicione as cenouras, deixando fritar mais um pouco.
Deite agora o feijão encarnado com o líquido da sua própria cozedura, corrigindo o líquido necessário adicionando água. Deixar cozinhar em foco baixo mexendo várias vezes com a colher-de-pau para que o feijão não adira ao fundo da panela.
Entretanto poderá usar o micro-ondas para dar uma primeira cozedura às folhas de couve, préviamente lavadas e “ripadas”. A meio da cozedura do feijão, acrescente então a couve e o enchido de soja (fatiado), corrigir o tempero (verifique também a quantidade de líquido) e deixe cozinhar mais cerca de 7-10 mnts em fogo brando e mexendo algumas vezes.

Obs-
*Uso normalmente feijão “industrial” que pode ser Bio (opções nos vários mercados BIO) excepto quando consigo demolhar feijão.
** A minha preferência vai para o Seitan ( e não só) produzido pela Shambhala no Montijo. A qualidade é extraordinária e o sabor melhor ainda.
Vinhos Portugueses – Na foto mostro um vinho corrente muito bom, Serras de Azeitão, aromático com sabor final a frutos (deixe abrir e respirar um pouco), sendo a minha opção quase sempre por vinhos de baixo custo e elevada qualidade, recaindo normalmente em vinhos com origem em Palmela, Pegões, Alto Alentejo e Douro.Enviado por email : M. Calçada
.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Arroz de Nabiça

Ingredientes:

300 g de arroz carolino ou agulha;
1 cebola;
1 dente de alho;
2 colheres de sopa de azeite;
1 molho de nabiça;
1 folha de louro;
sal q.b.;

Modo de fazer:

Aloure a cebola e o alho picados no azeite.
Ponha a nabiça lavada e escolhida, (retire os talos velhos e junte-as ao refogado).
Adicione a água (2 vezes e meia o volume do arroz), tempere com sal, louro e pimenta e deixe levantar fervura.
Junte o arroz, lavado e escorrido.
Deixe levantar fervura, tape e deixe cozer sobre lume brando durante cerca de 20 minutos.

sábado, 11 de outubro de 2008

Frango do campo à fricassé

Fiz um frango à fricassé, de comer é chorar por mais.
As fotos vem já, já...
Frango de Fricassé à Portugesa

Ingredientes: (6 pessoas)
1 Frango do campo em pedaços
2 cebolas picadas
2 folhas de louro
4 dente de alho picado
1 molho de salsa
1/4 de pimento vermelho
2 gemas
Azeite q.b.
8 colheres de sopa de água.
sal q.b. (uso cada vez menos sal)
pimenta q.b.
sumo de limão q.b.

No almofariz de pedra coloquei o sal, a salsa, o alho, a cebola, 1/4 de pimento vermelho e sumo de meio limão, bati tudo até uma pasta cremosa.

Temperei o frango que o meu mais que tudo ajudou a cortar e deixei marinando por algumas horas.

Em seguida coloque azeite no fundo da panela e fui colocando o frango pedaço a pedaço. Deixei ficar louro e coloquei 6 colheres de sopa de água. Tapei a panela e deixei estufar em lume brando ate o frango ficar tenro

Quando o frango estiver tenro coloco 2 colheres de farinha de trigo em CHUVA, mexo bem e deixo o molho ficar bem cremoso, retire a panela do lume e junte as gemas dos ovos, que bati previamente com 2 colher de água (assim elas não talham). De volta ao lume mexo bem, Junto mais sumo de limão. Decorei com salsa picada e servi com arroz de nabiça.

domingo, 5 de outubro de 2008

Rolinho de Peru com tamaras

Ingredientes:
8 bifes de peru
8 tiras de bacon
16 tâmaras
8 fatias de queijo
sal q.b
sumo de limão q.b.
pimenta para bifes q.b.
dentes de alho q.b.
óleo para fritar.




Modo de fazer:
Temperar os bifes e deixa-los marinando por uma hora, com limão sal, pimenta e alho
Após este período, abrir cada um dos bifes e colocar no centro 2 tâmaras sem caroço, uma fatia de queijo enrolar um a um colocando por ultimo uma cinta de bacon a volta do rolinho, prender com palitos
Fritas em óleo bem quente e abundante.

Em casa não é habito fazer fritos, mas tive de improvisar uma refeição rápida. A fome era tanta que não foi possivel tirar uma foto do produto final em melhores condições.

Servir com puré de batata e arroz branco.

sábado, 4 de outubro de 2008

muqueca de TAMBORIL

INGREDIENTES:
2 kg de peixe lombos de tamboril.
2 colheres de sopa de óleo
3 maços de coentro.
2 maços de cebolinha verde
2 cebolas brancas pequenas.
6 tomate.
1 frasco de 200 ml de leite de coco
3 colheres de sopa de molho de tomate
2 limões.
Azeite Extra virgem
sal q.b.
Pimenta q.b.

MODO DE FAZER:
Lave os lombinhos, corte-os ao meio e deixe-os em uma vasilha com sal e o suco de um limão. Ficam marinado durante duas horas.

Numa panela grande, coloque:
O óleo; o azeite, os verdes, as cebolas, os tomates, tudo bem picadinho.
Leve ao lume, assim que levantar fervura coloque os lombinhos de tamboril.
Deixe em fogo baixo durante 30 minutos, ao fim deste período coloque umas gotas de limão e o leite de coco, deixe ferver 5 minutos, apague o fogo e deixe tapado por mais 5 minutos.
Sirva com arroz branco

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Domingo 5 de Outubro - No MAAIANA em Lisboa

Dia aberto ao público (5 de Outubro – domingo – das 15h00 às 20h30)
Objectivo: promover as actividades físicas e as terapias

15h00 – 17h00 - Diagnóstico em MTC, mesoterapia, alimentação saudável e Crudicismo Márcia Almeida
15h00 - 15h45 – Dança oriental
15h00 – 19h00 – sessões de 30 minutos de massagem a 10€ - Rita Antão e Ana Paula Reis
15h00 – 19h00 – sessões de 30 minutos de massagem a 10€ - Deeksha
15h30 – 16h30 – ensino de técnicas de massagem Rita Antão

16h00 – 16h45 – Yoga Dinâmico
16h30 – 18h00 – sessões de 30 minutos de reflexologia a 10€ Tiago Chabert
16h00 às 18h00 – sessões de esclarecimento sobre a astrologia enquanto método para aprofundar o auto conhecimento Isabel Antunes

17h00 – 17h45 – Kung Fu terapêutico – parte de posturas de kung fu
17h00 – 20h00 – Diagnóstico em MTC e alimentação saudável Ana Sofia Pacheco

18h00 – 18h45 – Chi kung / tai Chi Chuan (Sandra Brás)
18h00 – 19h00 – ensino de técnicas de relaxamento e reflexologia Tiago Chabert

19h00 – 19h45 – Biodanza

20h00 – 20h30 – Banho de som - Paulo



Todas as receitas estão no Petitchef

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Quiabo com carne picada

1 chávena de tomate descascado e sem sementes
1 kg de carne picada
3 colheres de (sopa) de manteiga
½ kg de quiabo
½ colher (chá) de açúcar
½ colher de (chá) de cominho em pó
½ chávena de caldo de carne ou água
2 cebola grande bem picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para o molho
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 colher (chá) de coentro
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Fazer

1 - Aqueça duas colheres de manteiga numa panela e doure a carne. Retire da panela e reserve. Abaixe o fogo, frite a cebola até deixa-la transparente.

2 - Aqueça o forno em temperatura 160º. Junte o cominho, o tomate e o caldo. Mexa bem. Coloque a carne numa forma refratária. Regue com o caldo. Salpique com o sal, a pimenta e o açúcar.

3 - Lave e seque bem o quiabo. Aqueça a manteiga restante e frite o quiabo por três minutos, mexendo. Arrume-o sobre a carne e leve ao forno por mais 20 minutos..

Molho

Amasse o alho, misture-o com sal e refogue na manteiga até dourar. Retire do fogo e acrescente o coentro e a pimenta. Regue com esse tempero quente a mistura na forma refratária e sirva.

Todas as receitas estão no Petitchef

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Canjiquinha salgada ou Péla-Égua

Eu sempre adorei a canjiquinha doce, mas a salgada, quando é bem feita, e de comer e chorar por mais.

Ingredientes:
1/2 kg de canjiquinha amarela
1 kg de carne de porco ( costelinh,suâ, lombo ou pernil) cortada em pedaços.
1/2 chávena de óleo ou banha derretida (a receita original usa óleo, mas aqui em casa só usamos óleo ou azeite)
3 tomates maduros
temperos:
sal
cebola
alho
ervas aromáticas: salsa, coentro e cebolinho

Preparação:

Este prato de milho é tipico de Minas Gerais, e muito pouco difundido. Outro nome conhecido é: "PÉLA-ÉGUA.
Cozinhar a canjiquinha em água . Temperar as carnes e reservar, e afogar em ´´oleo ou banha bem quente, deixar fritar. Acrescentar os tomates picados.
Quando a carne estiver cozida, juntar a canjiquinha também cozida. Provar, para corrigir o sal e os restantes temperos.

Servir quente.

É servido geralmente em prato fundo, acompanhado de couve picada fina e afogada, feijão e pimenta.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Salada de peito de pato com amêndoas torradas

Para aproveitar os últimos dias de calor, fizemos uma salada de peito de pato. Ficou optima, mas não há fotos :(

Ingredientes:

4 peitos de patos sem pele.
3 dentes de alho
1 chávena de cebolas picadas
1 chávena dele alho francês em rodelas
1 chávena de vinho branco
5 colher de sopa de azeite
1/2 chávena de amêndoas torradas
1 colher de sobremesa de mel
sal q.b.
pimenta q.b.

Acompanhamento:
Batata cozida com casca
alface q.b.
rucula q.b.
tomate cereja q.b.
agrião q.b.

Preparação:
Coloque os peitos de pato em um tabuleiro, tempere com sal, e cubra com o mel, por cima ponha a cebola o alho e o alho francês.
Regue com o vinho e metade do azeite.
Levar ao forno a 180º por 45 minutos
Quando o pato estiver assado e crocante, tire do forno, espere esfriar, desfie e sirva com batatas pequenas cozidas com casca, e um bom ramo de verdes (alface, agrião e rucula) e uns tomates cerejas para acabamento.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

O Sentido do Gosto


"O Sentido do Gosto é um programa sobre gastronomia que revela a história, as curiosidades e as melhores receitas de produtos emblemáticos da nossa alimentação.

Todas as semanas, o conceituado gastrónomo e enólogo José Bento dos Santos partilha com os espectadores, e com o convidado do programa, o universo de alimentos como o vinagre, caça, ervas aromáticas, massa italiana, foie gras, chá, manteiga, trufas, entre outros.

Seja à conversa com o convidado da semana, ou na cozinha com a confecção de pratos de grande valor gastronómico, O Sentido do Gosto é um programa para ver... e chorar por mais"

Fiquei apaixonada. O programa é um bate papo informal, com um génio na comunicação e na gastronomia.

Imperdivel: As receitas com fotografias magnificas.

fonte: http://www.mandala.pt/sentidodogosto/default.htm

sábado, 20 de setembro de 2008

Tutu de Feijão Preto

O Tutu de feijão é um prato da minha infância, meu pai adorava e minha mãe fazíamos todas as vontades.
Nunca postei o Tutu, pois é comida do dia a dia, só dei conta do quanto era "diferente" nestas férias, com as amigas das minhas filhas olhando arregaladas para o coitado do tutu de feijão preto e pensando onde fomos parar.
Todas provaram e ADORARAM.

Ingredientes:
1/2 kg de feijão já cozido e temperado (é optimo para aproveitar as sobras)
1/2 chávena de chá de farinha de mandioca
1 colher de chá de temperos verdes - (salsa, coentro, cebolinho)
2 ovos cozidos
250 g de bacon
1 kg de linguiça frita

Preparação:
Uso normalmente os restos de feijão ponho na maquina (bimby) com o caldo e processo.
Frito o bacon, até estarem dourados, adiciono a massa de feijão batido, lentamente e mexendo sempre, distribuo por cima como chuva a farinha de mandioca até que fique um pirão mole ou se preferir ponha mais farinha e deixe mais grosso.
Depois de ter a massa, passo o tutu para a travessa decoro pedaços de bacon e a linguiça
Servir com arroz branco.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Como picar cebola para refogados.


Meu computador esta com problemas no flash, portanto o vídeo foi passado em duas faces, pelo inconveniente peço desculpa.

Aqui fica a dica de como picar uma cebola ao estilo "chef" João Rodrigues.

fonte: http://sabores.sapo.pt/videos/detail/?3077

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Dieta Crudicista ou Crudivorismo

Visite o site Leite da Terra ; melhore a sua qualidade de vida.

Sumo de sementes germinadas ou hidratadas.

Para um copo de 200 ml de água mineral junte as sementes ou os grãos que devem ter ficado de molho 8 horas para hidratar e mais de 8 horas a dois dias no escorredor para germinar, bata no liquidificador ou na bimby e coe ou então use uma centrifuga.

Leite da Terra

Ingredientes possíveis
Amêndoa - 15 unidades
Aveia - 1/2 chávena
Avelã - 10 unidades
Castanha do Para - 8 unidades
Centeio - 1/2 chávena
Cevada - 1/2 chávena
Gergelin - 1/4 chávena
Girassol- 1/2 chávena
Grão de bico - 1/4 de chávena
Linhaça- 1/4 de chávena
Nozes- 8 unidades
Pinhão- 1/2 chávena
Trigo- 1/2 chávena
Trigo Sarraceno - 1/2 chávena

Prove separadamente cada tipo de leite da terra e depois faça combinações com fruta fresca, frutas secas, brotinho, raizes e capim.

Dicas para o seu sumos:

abacate
abacaxi
ameixa seca hidratada
banana
beterraba
broto de alfafa
broto de feijão
broto de grão
broto de soja
capim de centeio
capim de cevada
capim de trigo
cenoura
damasco
kiwi
maça
manga
melancia
melão
meloa
pera
pessego
tamara hidratada

Saiba sobre: COMIDA VIVA e SUCO DE LUZ DO SOL

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Suco verde ou Sumo verde do Dr. Alberto Gonzales

Visite o site Leite da Terra, melhore a sua qualidade de vida.




Esta é uma das receitas que o Dr. Alberto Gonzales ensina na sua OFICINA DA SEMENTES.

Ingredientes:

Pepino picado
Maça picada
Cenoura
Verduras Orgânicas (preferencialmente)
- alface
- agrião
- salsa
- coentro
- couve
- espinafre

Sementes ou grãos germinados
- girassol
- quinoa
- gergelim
- amêndoa
- grão de bico
- Sesamo

Modo de Preparar:
Coloque primeiro o pepino, pois é o que tem mais água, depois coloque a maçã picada no Processador (Pode usar a centrifuga).
Acrescente os grãos germinados, as folhas verdes, o legume e as raiz. Coe num coador de pano e beba logo em seguida , não fica um suco ralo, fica pastoso.

Como germinar sementes:
Para germinar uma semente, basta colocá-la em água durante a noite e de manhã colocar num escorredor e deixar , o tempo de germinação vai variar de grão para grão, da temperatura, etc. Em geral, estão com sua potência máxima logo que ponha o "narizinho" de fora. Então estão prontos para serem consumidos. Ficam óptimas em sumos e em saladas.


Saiba sobre: COMIDA VIVA e SUCO DE LUZ DO SOL

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Ovos queimados

A cozinha mineira sofreu a influencia de três culturas: portuguesa, africana e indígena.

O milho e a mandioca são usados tanto nos pratos de sal, como nas quitandas e doces.

O mineiro, excepto o das grandes cidades, come pelo menos 5 vezes por dia.Levanta-se cedo faz a primeira refeição normalmente constituída por café, leite, pão, queca ou broa de fubá.

O Almoço é quase sempre antes do meio dia: Arroz feijão, couve ou outra verdura, carne, etc.

Sobremesa: goiabada, doce de leite e queijo.

Durante o dia, um ou mais cafezinhos acompanhados de quitandas.

O jantar é cedo, antes das 19 horas, é composto por sopa e pratos bem parecidos com o do almoço.

Receitas de Ovos queimados:

Ingredientes:

6 ovos,
3 xícaras(chá) de açúcar,
1 xícara (chá) de leite

Modo de preparar:

Fazer do açúcar uma calda não muito grossa.

À parte, misturar bem os ovos e despejar na calda fervendo. Deixar cozinhar. Escorrer numa peneira e levar a massa de ovos novamente ao fogo, sem a calda. Mexer até que os ovos tomem a cor de mel escuro. Despejar a calda sobre a massa obtida, juntando então o leite. Deixar secar um pouco em fogo brando.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Arroz na panela de pedra com queijo

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz
1/2 xícara(chá) de óleo ou banha derretida
2 dentes de alho socado com sal
Queijo de minas cortado em pedaços curtos e grossos

Preparação:
Lavar e deixar escorrer o arroz. Na panela de pedra, pôr o óleo ou babha e deixar aquecer bem.
Adicionar o alho e sal, deixando dourar. Juntar e refogar o arroz. Cobrir de água fervendo até 2 dedos acima do nível do arroz. Deixar cozinhar. Quando cozido, ligeiramente empapado, endiar os pedaços do queijo de minas, bem quente, na propria panela de pedra.

A Fotografia do trem de panelas de Pedra Sabão tirei daqui o artesanato de Ouro Preto é sem dúvida maravilhosos.


sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Perninhas de frango no forno



Adoro perninhas de frango assadas em forno bem devagar.


Ingredientes:

5 pernas de frango (eu gosto do frongo do campo)
sal q.b.
azeite q.b.
louro q.b.
pimenta q.b.
Sumo de 2 limões


Modo de preparar:

Ponho as perninhas na assadeira, em um pilão misturo todos os ingredientes e bato até obter uma pasta, esfrego bem a pasta obtida em cada uma das pernas, e ponho a assar em forno quente.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Feijão de tropeiro ou Feijão Tropeiro

Em Minas colonial todo o transporte era feito por tropas. Levavam dias e dias de uma cidade a outra.
Toda a mercadoria era transportada nos lombos do burros. Os homens que guiavam esses animais eram chamados tropeiros. Eles paravam para fazer as refeições que traziam no embornal: o feijão cozido misturado com a farinha de mandioca, linguiça ou carne de porco e torresmos. Dai o nome deste prato tão saboroso.

Ingredientes:
1 quilo de feijão
1/2 xícara de farinha de mandioca
1 quilo de linguiça
2 ovos cozidos
Tempero: alho, cebola, sal a gosto
1 quilo de toucinho para torresmos
Cheiro verde picadinho

Cozinhar o feijão (não pode ficar desmanchado).
Deixar escorrer o caldo numa peneira. à parte, fazer os torresmos. Fritar a linguiça numa panela com um pouco d´àgua, tampada. Destampar logo que a água secar, para corar.
Em 1/2 xícara de chá de gordura do torresmo bem quente, colocar os temperos e o feijão cozido sem caldo. Adicionar a farinha e os torresmos.
Colocar numa travessa.

Guarnição:
Enfeitar o feijão tropeiro com rodelas de ovo cozido e contorná-lo de pedaços de linguiça frita. Em travessa separada, servir couve à mineira, arroz e molho acebolado.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Bacalhau à Braz

Ingredientes:

1 Kg bacalhau
1 Kg batatas
3 cebolas cebolas
1 alho
4 ovos
4 dl azeite
Azeitonas pretas q.b.
Tomate cereja q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Modo de Preparar:

O Bacalhau deve ser demolhado, as pele e as espinhas retiradas e por fim desfiado.

As cebolas são cortadas em rodelas e neste caso cortei as batatas no ralador, ficando palitos bem finos e fritei em azeite. (reserve)

Em um tacho, coloque o azeite, o alho inteiro e as cebolas e deixe alourar, em seguida coloquei o bacalhau e deixei fritar um pouco alourando ligeiramente.

Por fim bato os ovos e verto-os para o tacho onde tenho o outros ingredientes todos, inclusive as batatas. Atenção ao lume, deve estar bem baixo, pois os ovos tem de ficar macios

Serve-se de imediato.

Decorei com azeitonas pretas e tomate cereja.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Brigadeiros e as suas variações


Ingredientes
100g chocolate em pó
2 colheres de sopa de manteiga
2 latas pequenas de Leite condensado
2 colheres de sopa de leite fresco
Chocolate granulado q.b.
açúcar cristal q.b.
Óleo: q.b.

Modo de fazer
Numa panela em fogo baixo, colocar o leite condensado e a manteiga, misturando o leite fresco onde desfez o chocolate em pó.
Mexer até soltar do fundo.
Colocar a massa em uma pedra mármore untada com óleo.
Untar as mãos em óleo (ou mesmo água) e fazer as bolinhas todas do mesmo tamanho, passar pelo chocolate granulado e colocar nas forminhas de papel.


NOTA:
Variações.
1- fazer o brigadeiro sem o chocolate, passar as bolinhas por açúcar cristal.
2- fazer metade de receita com chocolate e outra metade sem, fazer as bolinhas menores e junta-las no fim, o efeito é uma bolinha metade branca metade preta.
Hoje já há latas prontas, mas eu ainda prefiro o velho modo tradicional.


Fotografia do site : Leite condensado

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Bife, arroz e salada


Hoje almocei sozinha, por isso mesmo achei que merecia uma comidinha no minino simpática.
Salada de rúcula com tomate cereja.
Arroz frito, super solto.
Bife bem suculento somente selado.
Adoro rucula, esta era selvagem, com tomates cerejas, temperada com um bom azeite, vinagre balsámico (Manicardi 12 anos - Aceto balsamico di moderna) e umas pedrinhas de sal grosso.
O arroz fiz a moda brasileira, refoguei um dente de alho, meia cebola em óleo, assim que a cebola murchou coloquei o arroz e fritei até ficar com uma cor leitosa, não pode queimar, cobri com água e assim que começou a ferver baixei o fogo e deixei secar.
O bife foi do talho do Pingo Doce em frente de casa, desde que mudou o logótipo, a qualidade melhorou sensivelmente, eu nunca comprava carne no Pingo Doce e hoje comprei bife do acem e fiquei satisfeita.
Temperei a carne crua com pimenta moida na hora, alho picado e limão, nunca devemos colocar o sal na carne crua, só qdo estiver na frigideira, o sal é higroscópico (absorve a humidade), é consequentemente se posto antes seca a carne.
Aqueço a frigideira antes mesmo de colocar a manteiga e umas gotas de oleo, depois só selo o bife, pois só se o bife ficar selado dos dois lados é que ira manter toda o seu sumo no interior.
Para selar um bife alto, ponho na frigideira bem quente e deixo um ou dois minutos de cada lado, para criar uma crosta crocante, depois abaixo o fogo se quiser o bife medio ou bem passado.
Ficou óptimo.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Caldo de abobora com ervas alentejanas

Trouxe do monte alentejano vários pezinhos de Segurelha, são minúsculos e só dois "pegaram", mas eu estou radiante.

Segurelha ou Satureja Hortensis pertence a família das labiadas, é originária na Europa. Tem as folhas pequenas e pontiagudas e sua cor é de um verde seco, suas flores (brancas ou lilás) são bem pequenas.

Seu sabor assemelha-se bastante ao do tomilho, porém ligeiramente mais picante. É um condimento comum no Alentejo, assim como a alfavaca, o tomilho, a hortelã , o manjericão, o poejo, a manjerona, o oregano e o alecrim entre tantas outras ervas aromáticas existentes no Alentejo, tem um aroma quente e um sabor que vai do picante ao amargo, a segurelha é também usada em Itália e em França.

Em termos de fitoterapia é um estimulante, tem uma acção tonificante e fortalecedora, alem de ser um óptimo digestivo.

Carcopino (1939), ao descrever a vida quotidiana em Roma, cita algumas plantas aromáticas e/ou medicinais nomeadamente as malvas (Malvaceae), com efeito laxativo, e a hortelã (desconhece-se se será a hortelã-romana-delaguna ou a hortelã-francesa - Balsamita suaveolens Perr., in Feijão, 1961). Porém, segundo Saramago (1997), foi no Alentejo que "os romanos tiveram notícia de uma quantidade apreciável de ervas aromáticas que a cozinha romana desconhecia: hortelã-da-ribeira (Mentha rotundifolia (L.) Hudson), segurelha (Satureja hortensis L.) ou poejos (Mentha pulegium L.)". Note-se que de acordo com este autor existem registos da ocorrência de poejo na região do Alentejo desde as culturas dolménicas (aproximadamente 2000 AC.)*.

* fonte: Mirobriga

Ganhei uma belíssima abóbora, e nada melhor que um caldo de Abobora com sabor a férias.

Fiz um refogado com azeite selecção frutado fresco, muita cebola cortada as rodelas e alho picado grosseiramente. No pilão de pedra, bati um molho de poejos, uma mão cheia de segurelha e ainda juntei uma maço de coentros, no refogado coloquei semola de milho, mexi bem, acrescentei ao poucos um copo de água e reservei.

A parte fiz um caldo de abóbora, tirei uma boa talhada da abóbora, descasquei e cortei em cubos pequenos e cozi num pouco de leite temperado com sal, depois de cozida e triturada acrescentei ao caldo que estava reservado.
Decorei com um fio de natas frescas.

Ficam aqui os ingredientes:
500g de abóbora.
2 cebolas grandes
3 dente de alho.
1/2 chávena de semola de milho.
1 chávena de leite gordo
1 ramo de coentros.
1 mão de segurelha fresca
1 molho de poejo
agua q.b.
Azeite q.b.
sal q.b.
natas q.b.

domingo, 17 de agosto de 2008

Paginas Amarelas e Mãe babada....

Acho justo puxar as brasas para as nossas sardinhas.

Estamos no verão, todos somos mais generosos, portanto resolvi ajudar na divulgação do trabalho do meu filho para o concurso das Paginas Amarelas.

Ele e os amigos fizeram o filme "Pa Yah! " e agora precisam de votos, é só clicar na estrelinha vermelha por baixo do filme

http://www.quenteseboas.pt/index.php?option=com_seyret&task=videodirectlink&id=169

Vá lá, vote nos miúdos.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Tiramissu da vovó Chiquinha com Mascarpone caseiro

Minha avó era de família Paulista quatrocentona, meu avô descendente de Italianos, saídos de MALITO, aldeia aos pés de CONSENZA, cidade importante da CALÁBRIA. É dai que vem o meu "LUCA".
Essa receita de Tiramissu era uma especialidade da família, eu adorava.

Ingredientes
1 pacote de palitos "La Reine" ou de biscoito tipo champanhe
5 ovos inteiros
7 colheres de sopa de açúcar
500g de queijo mascarpone (para um tiramissu fingido pode ser substituído por ricota)
1 chávena de chá de café forte
1 cálice de rum
1 pacote de natas fresca (Creme de Leite)

Preparação
Bata bem as gemas com o 6 colheres de sopa de açúcar até ficar uma creme quase branco. Acrescente o queijo e volte a bater até obter novamente um creme homogéneo.

Bata as claras em castelo (devem ficar bem firmes), envolva as claras no creme, atenção para não perder volume.

Bata as natas até obter chantilly, juntar uma colher de sopa de açúcar.

Misture os líquidos e passe os palitos "la Reine"pela mistura, um a um, forre o fundo de um pirex. Cubra com o creme e repita a operação. A penúltima camada deve ser de creme e a última de chantilly.

Deixar no frigorífico algumas horas, até gelar, para servir decore com chocolate em pó.

NOTA: Receita para Mascarpone caseiro

Não é fácil encontrar o mascarpone, e na verdade eu nem procuro pois minha mãe usava a receita da minha avó é dizia que era bem parecido com o mascarpone original.
Faço assim:

Em 2 litros de leite fresco (não uso longa vida) coloco uma colher de café de sumo de limão, deixo dentro do forno (desligado - por 8 horas) normalmente faço antes de deitar e tiro quando levanto.

Depois coloco o leite já talhado num pano de prato e deixo pendurado (não espremo) por 24 horas... Não esqueça que o soro vai pingar.

No dia seguinte, se não devorar a ricota fresca, faço o mascarpone:

Junto 4 colheres de açúcar bem fino e um pacote (200ml) de natas frescas (aqui não existe creme de leite) .

Bate-se tudo muito bem por um bons minutos...

Fica óptimo, e não da trabalho nenhum é só um pouco demorado.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Pudim de Milho Verde

Aqui em Portugal, é dificil ver espigas de milho verde a venda em supermercado. Mas é só dar uma voltinha por qualquer estrada secundaria e encontramos sempre alguem disposto a ceder uma boa meia duzia de espigas verdes.

Ingredientes:
Estas medidas estão em "copo", na receita original, minha mãe usava um copo tipo de requeijão.

4 copos de milho verde doce.
3 ovos
1 colher de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga
1 copo de queijo ralado (opcional)
1 colher de café de sementes de erva doce
1 copo de açúcar (verificar a massa antes de assar, se o milho não for muito doce pode ser preciso adoçar um pouco mais)

Modo de fazer:
No copo do liquidificador, vá misturando ingrediente a ingrediente até ter uma massa homegenia. Unte uma forma de pudim e verta a massa lá para dentro. Em forno pré aquecido, assar em banho maria por 40 minutos. Verificar de esta assado antes de tirar do forno.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Frango com molho de amendoim

Ingredientes:
6 coxinhas de frango
1/2 kg de amendoim torrado e sem casca
4 tomates grandes
2 cebolas grandes
1 ponta branca de alho francês
1 pires de cogumelos fatiados
1 xicará de óleo
1 colher sopa de gengibre fresco e ralado.
2 pimentos vermelhos
2 pimentos verdes
2 xícaras de azeite de dende
sal q.b.

Modo de preparar:
Tempero o frango só com sal e frite em óleo bem quente até ficarem dourados.
Em uma tacho aqueça o óleo de dende, para refogar a cebola, os pimentos, os tomates, o alho francês e o gengibre. Depois de tudo bem refogado, vá acrescentando o amendoim torrado e moído mexa bem e acrescente os pedaços de frango frito e o cogumelos.
O molho deve ficar encorpado.Guarde algum amendoim inteiro para a decoração.
Serve com arroz branco.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Bolo Crocante da Liliana

Ingredientes:
6 gemas
6 claras em castelo
2 chávenas de açúcar
1 chávena de óleo
1/2 chávena de chocolate em pó ou 1/2 tablete de chocolate culinário
1/2 chávena de água quente
2 chávenas de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Modo de Preparar:
Dissolva o chocolate na água quente.
Bata as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado
Misture a farinha de trigo com o óleo e o chocolate e por fim o fermento.
Bater as claras em neve e envolver. com todas as outras misturas.
Assar em forno médio.

Cobertura e receio
2 chávenas de açúcar
200 grs de manteiga
2 ovos inteiros
1/2 chávena de chocolate
1 cálice de rum ou de conhaque.
Bata tudo junto durante alguns minutos.

Crocante:
2 chávenas de açúcar
150 grs de nozes ou caju picado
Deixe o açúcar caramelizar e coloque as nozes, mexer bem. Deitar a mistura numa pedra untada com manteiga.
Depois de 15/20 minutos partir o caramelo com um martelo de cozinha. Misturar o crocante no recheio e na cobertura.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Doce de Banana bem Brasuca

Ingredientes:
4 ou 6 bananas - (nanicas maduras)
1 queijo catupiry
1 lata de leite condensado
3 claras
1 colher de manteiga
6 colheres de açúcar.

Modo de Preparar
Num pirex untado com manteiga. Colocar as bananas cortadas em rodelas (até mais ou menos 2 dedos de altura). Lascar o queijo catupiry por cima da banana. Regar tudo com o leite condensado.
Levar ao forno só até amolecer o queijo.
Bater as claras em castelo com o açúcar até ficar em suspiro.
Cobrir tudo e voltar ao forno até dourar.
Servir frio sem ir ao frio.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Bolo de Milharina da D. Judith


D. Judith foi a madrasta do meu pai, nunca gostei nada dela, encaixava perfeitamente no papel de madrasta má, só não rivalizava com a Madrasta da Branca de Neve porque era feia como o susto, mas verdade seja dita, ela fazia um bolo de milharina como ninguém...

Ingredientes:
2 chávenas de farinha de trigo
2 chávenas de milharina
2 chávenas de açúcar
1 colher de café de sal
4 gemas
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de manteiga sem sal
2 chávenas de caldo de laranja ou de leite
2 colheres de sobremesa de fermento Royal
1 colher de chá de erva doce.

Modo de prepara:
Misturar bem todos os secos, a farinha, a milharina, a seguir junte o açúcar e o sal.
Em seguida bata levemente as gemas com o sumo das laranjas, o óleo e a manteiga.
Misture tudo, e junte a erva doce e só no fim o fermento.
Untar uma forma com manteiga e farinha.
Assar em forno quente (180º) até o palito sair limpo.

Milharina é um marca da Quaker:
É um produto 100% natural, constituído de flocos de milho pré-cozidos para facilitar sua integração aos demais ingredientes nas preparações culinárias.
Pode ser substituída por farinha de milho grossa a mesma usada na polenta.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Doce de côco

Ingredientes:
1 kg de côco ralado - de for fresco deixar a parte castanha.
800 grs de açúcar
7 claras de ovo
1/2 chávena de mel
1 colher e sopa de farinha de trigo

Modo de preparar:
Misture tudo muito bem, mas sem bater o açúcar ,o ovo, as claras, o mel e a farinha. Leve ao lume brando, mexendo sempre até dar o ponto de "massa".
Em uma assadeira untada, pingar a "massa" e assar em forno médio.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Caracóis como no Algarve

Ingredientes :

Caracóis: 2 kg
Oregão: 2 ramos
Louro: 2 folhas
Caldo knorr: 2
Limão: 1/2
Alho: 1 cabeça
Sal: q.b.

Preparação:

Lavar bem os caracóis em água corrente e abundantemente.

Pode juntar-se água com um pouco de vinagre para ajudar a limpar.

Num tacho, colocar os oregãos, os dentes de alho pelados, as folhas de louro, o limão, o caldo knorr .

Colocar os caracóis e cobrir de água fria. Levar a lume muito brando, e quando começar a ferver colocar o lume no máximo e adicionar sal 2 ou 3 colheres de sopa.

Deixar ferver durante cerca de meia hora.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Bolo de tâmara - 7 de 7

Esta é a última receita desta minha "fase" mexicana!!!!

Ingredientes:
200 g de tâmaras secas sem caroço, picadas grosseiramente,
250 g de manteiga em temperatura ambiente e quantidade extra para untar,
120 g de farinha de trigo e quantidade extra para enfarinhar os frutos secos,
4 gemas,
1 colher de chá de fermento em pó
200g de açúcar,
4 claras,
1/2 colher de chá de gengibre em pó,
1 colher de sopa de canela em pó,
150 g de nozes picadinhas,
50 g de uvas passas sem sementes,
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
Os tempos vão variar de acordo com o gosto de cada um:
Pau de Canela m pó, noz moscada, cravo da índia
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Misture a manteiga com as tâmaras.
Bata as gemas com metade do açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Incorpore aos poucos as tâmaras com manteiga e misture bem.
À parte, bata as claras até ficarem ligeiramente firmes. Acrescente o restante do açúcar e continue batendo até obter ponto de neve.
Acrescente metade das claras À vasilha com as tâmaras e misture suavemente. Reserve.
Peneire a farinha, o fermento, o gengibre e a canela e junte à mistura de tâmaras. Mexa até incorporar bem.
Enfarinhe as nozes e as passas, sacuda para eliminar o excesso de farinha e adicione-as à massa. Misture bem.
Por fim, acrescente o restante das claras e mexa delicadamente.
Forno pré aquecido à temperatura de 180º.
Unte um forma de bolo inglês e forre-a com papel manteiga.
Espalhe a massa e leve para assar por cerca de 1 hora ou até que, espetando um palito, este saia limpo.
Espere esfriar antes de desenformar e polvilhar com açúcar de confeiteiro
Se quiser conservar o bolo sempre fresco, envolva-o em papel alumínio.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Bolinho Doce de arroz - 6 de 7

Ingredientes:
2 chavenas de arroz lavado e escorrido,
3 litros de água,
2 litros de leite,
250 g de leite em pó,
1/2 kg de açúcar e quantidade extra para polvilhar,
2 pau s de canela em pó para polvilhar,
2 ovos batidos,
50 g passas sem semente,
120 g de farinha de rosca,
frutas silvestres para decorar
óleo para fritar e


Modo de preparar a massa:
Ferva o leite, retire do fogo e junte o arroz. Deixe descansar por 30 minutos. Escorra e reserve o leite.
Em uma panela grande, ferva a água. Junte o arroz, abaixe o fogo e deixe-o cozinhar até ficar macio. escorra e descarte a água.

Misture o leite reservado com o leite em pó, o açúcar e a canela em pau. Leve ao fogo e deixe ferver até começar a engrossar(cerca de 40 minutos), mexendo sempre com uma colher de pau.

Adicione o arroz e as passas e deixe cozinhar, em fogo baixo, por uns 35 minutos ou até ficar bem espesso. Mexa com frequência para não grudar. Retire do fogo e deixe esfriar, mexendo de vez em quando.

Modo de preparar os bolinhos:
Divida o arroz em 30/40 porções iguais e molde bolinhas, pressionando-as levemente na palma das mãos para não desmancharem. Passe-as pelo ovo e pela farinha de rosca.
Frite em óleo quente até dourar.

Nota: As passas podem ser substituídas por raspas de limão, o que deixará a sobremesa mais refrescante

Fonte: Jornal o Globo

terça-feira, 17 de junho de 2008

Doces Mexicanos - 5 de 7

PÊSSEGOS MEXICANOS
1 lata de pêssegos em calda as metades
02 chávenas de chá de vinho branco
1 cascas de 1 limão
04 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 litro de leite
l colher de sobremesa de manteiga
2 claras batidas em neve
Açúcar q.b.
Manteiga para fritar
1colher de sopa de óleo para fritar
Açúcar para polvilhar

Modo de preparar:
Colocar as metades dos pêssegos de molho durante uma noite na calda feita com o vinho, com as cascas do limão e o açucar.
Misture a farinha,a manteiga derretida, o leite e as claras em neve, bata bem.
Escorra os pêssegos, passe-os esse polme e frite-os na manteiga quente com a colher de
oleo (assim a manteiga não queima)
Depois de fritos, escorra bem e polvilhe com açúcar.

Quando era miúda minha mãe fazia essa receita muitas vezes...

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Burritos - 4 de 7

Ingredientes:
400g de lombo de porco
500g de carne de vaca
1 kg de feijão encarnado cozido
3 dentes de alho
1 cebola
2 colheres de café de piripiri
1 copo de água
2 colheres de queijo ralado
sal q.b.
azeite q.b.
banha q.b.
panquecas ou tortilhas

Preparação:
Em uma panela coloque o azeite, a banha e as carne em quadradrinhos e deixe até ficarem louras. A seguir misture o sal, o picante, a água o alho e a cebola picada, quando ferver diminua o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 45 minutos na panela de pressão ou uma hora e meia na panela sem ser de pressão.
Retire as carnes, desfie e volte tudo ao lume até o molho secar completamente.
Coza o feijão na panela de pressão Tire o caldo do feijão, junte o queijo ralado e leve ao fogo até o queijo derreter.
Para montar os burritos, ponha na panqueca/tortilha um dose de feijão e sirva.
Uso também a receita de polenta frita, bem fina, para substituir os nacos, ficam óptimas.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Enchilada Mexicana - 3 de 7

Ingredientes:

1 colher de chá de cominhos
1 cebola
1 folha de louro
molho de pimenta q.b.
sal q.b.
4 peitos de frango ou peru.
Azeitonas pretas e verdes q.b.
1 chicará de polpa de tomate
queijo ralado ( minha filha mais nova não gosta, mas faz parte da receita)
panquecas/tortilhas (eu faço a receita básica de panquecas, deixo finas e bem secas, pode também fazer com semola de milho).

Preparação:
Cozo os peitos da ave escolhida só em água, sal, louro e limão.Corto em tiras como para o strogonoff.
Preparo as panquecas ou já tenho as tortilhas.
Em uma panela ponho o tomate, a cebola, os cominhos, o sal, o queijo ralado e a pimenta a e deixo ferver. Assim que levantar fervura, baixo o lume e deixo cozinhando por uns 10 minutos. Depois monto como lasanha, uma camada de panquecas, uma de ave em tirar, uma de molho, e assim até o final, termino sempre com a mesma ordem panquecas, molho, queijo e azeitonas.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Guacamole - 2 de 7

Atenção em minha casa somos no mínimo 5 pessoas, cuidado com as quantidades...

Ingredientes:
1 Abacate grande e maduro em Portugal uso sempre 2 ou 3 por serem pequenos
2 tomates picados
2 Cebola picada
2 dentes de alho picadinhos
sumo de 2 limões
sal q.b.
2 colher de café de molho picante eu uso uma bem picante (manufactura caseira), mas pode ser tabasco mesmo.
Cheiro verde picado (salsa e cebolinho)

Preparação:
Amasse o abacate com um garfo, Regue com o sumo de limão e misture. Misture a cebola, o tomate, o alho. Junte o sal e pimenta. Só no final e coloco o cheiro verde picadinho.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Fajitas de Ave à Mexicana - 1 de 7

Meus amigos, não tenho fotografias da minhas receitas mexicanas, minha filha (que mora em Londres) pediu-me a receita de comida mexicana, mande-lhe 7 receitas, mas como sei que mais dia ou menos dia ela pede novamente deixo-as já publicadas....

Ingredientes:

4 peitos de frango ou de peru
4 dentes de alho
2 colheres de azeite
1 malagueta picada
sumo de 2 limões
1 cebola
3 pimentos de preferência amarelo, verde e vermelho
1 alface
molho de tomate q.b.
Ricota ou requeijão q.b.
sal q.b.
Guacamole q.b.
pimenta rosa q.b.
8 panquecas ou tortilhas

Preparação:
Corte os peitos da ave em tiras como para o stroganoff.
Misturo todos os ingredientes em uma vasilha de barro e deixo bem tapada na geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte coloco tudo em uma panela, o peito de ave e a mistura marinada, deixo no fogo ate o liquido evaporar todo.
Recheie as panquecas/tortilhas com a mistura da ave, guacamole, alface picadinha, ricota amansada com pimenta rosa, molho de tomate e enrolo e sirvo.
É facil e fica maravilhosos.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

cookies com pepitas de chocolate

Ingredientes
2 Ovos
200 grs de Açucar amarelo
100 grs de Farinha sem fermento
1 c. de chá de Fermento em pó
80 grs de Manteiga com sal à temperatura ambiente
50 grs de Pepitas de Chocolate




Aqueça o forno a 180º C eu uso a folha de silicone sobre o tabuleiro do forno.
Bata a manteiga até ficar cremosa, adicione o açucar e com uma colher de pau ou algo similar mexa bem. Adicione os ovos um a um mexendo bem entre as adições.
Num recipiente misture a farinha, o fermento e as pepitas de chocolate. Envolva.

Coloque a massa no tabuleiro forrado com a ajuda de 2 colheres pequenas ou em forminhas e leve ao forno por cerca de 10 minutos.
Deixar espaço entre os cookies Atenção, não devem ficar muito secos.

terça-feira, 27 de maio de 2008

massa com vegetais

Ingredientes:

Esparguete: 350 gramas
Azeite: 3 Colheres de sopa
Ovos: 4
Alho francês: 2
Cebola: 1
Tomates Frescos: 3
Pimenta preta em grão
Manjerona fresca
Natas frescas: 1 pacote
Preparação
Coza o esparguete al dente em bastante água temperada com sal e com um fio de azeite.
Bata bem os ovos, junte o queijo parmesão e bata de novo. Tempere com pimenta preta a gosto.
Corte o alho francês, os tomates, a cebola em fatias.
Leve uma frigideira grande ao lume, e frite os legumes ao azeite até ficar murchos. Se necessário acrescente um pouco mais de azeite.

Junte o esparguete aos legumes na frigideira, com um pouco uma pacote de natas e 1/2 chávena de água da cozedura. Vá mexendo até a água praticamente ter evaporado, a ideia não é fritar o esparguete mas que este vá absorvendo o todo o sabor.
Retire a frigideira do lume e junte os ovos já batidos. os ovos devem ficar pouquíssimo tempo ao lume.
Polvilhe com mais um pouco de pimenta preta, umas folhas e manjerona e de queijo parmesão e sirva imediatamente.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Risoles de Seitan

Ingredientes
Para a Massa:
Farinha branca: 1 chávenas
Farinha integral: 1 chávenas
Água: 2 chávenas
Margarina: 1 colher (de sopa)
Limão: 1 (rapinhas da casca)
sal q.b.

Para o Recheio:
Seitan: 200 g
Cebola: 1
Margarina: 2 colheres (de sopa)
Farinha: 2 colheres (de sopa)
1 ramo de cheiro verde (salsa/cebolinha)
Sal q.b
pimenta q.b
Limão: 1 (o suco/sumo)
Ovo: 2 (gemas)

Preparação

A massa:
A água vai ao lume juntamente com a margarina, a casca do limão e sal.
Quando a água ferver, sai do lume e junta-se a farinha, mexendo firmemente.
Já em lume brando este preparo deve ser mexido suavemente.
Quando a massa estiver seca e em bola, retira-se do lume e trabalha-se sobre uma superfície lisa e seca.
Deixar a massa descansar por 20 minutos.
Em seguida estender a massa com um rolo.Eu gosto dela bem fininha.
Cortar a massa utilizando um copo (de boca para baixo) e colocar o recheio no centro do círculo.
Passa-se o rissois por ovo batido e pão ralado. Frita-se em óleo bem quente.

O recheio:
Cortar o seitan em cubos pequenos e refoga-se com a cebola e margarina. Quando a cebola estiver lourinha, junta-se um pouco de água e deixa-se ferver.
Pica-se, entretanto, a restante cebola finamente e vai a alourar com a margarina.
Deixa-se esta cozer um pouco, polvilhando com farinha e juntando algum leite .
O preparo coze até se apresentar espesso.
Tempera-se, então, com sal, pimenta e sumo de limão a gosto e adiciona-se 2 gemas.
Junta-se ainda um pouco de cheiro verde picado.