quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Azevias em Massa Tenra

Massa tenra

Ingredientes :
250 g de farinha integral
1 pacotinho de fermento em pó para pão
1/2 dl de água morna
2 colheres de sopa de margarina
sal q.b.

Modo de fazer:
Misture a farinha bem peneirada com a margarina e com o sal. Junte a água e amasse muito bem. Bata a massa sobre a mesa para ficar bem lisa. Faça uma bola, ponha dentro de uma vasilha e faça uma cruz sobre a massa, tape com um pano limpo e ponha no forno desligado por aproximadamente 15 minutos.
Depois do tempo de repouso, estenda a massa tenra, disponha o recheio, já frio, em montinhos espaçados, dobre e corte em meias luas.

Recheio de grão de bico.
Grão de bico: 250 g
Açúcar: 150 g
Ovo: 2
Água: 1,5 dl
Laranja: q.b.
Canela em pó: q.b.
Óleo para fritar: q.b.

Modo de fazer:
Tenha a massa tenra já preparada. Tire a pele ao grão que já foi cozido e esmague em um pano (Eu uso o mesmo aparelho eu uso para fazer puré de batatas). Coloque o açúcar e a água em um tacho para preparar uma calda de açúcar fazendo ponto assoprado. Junte o puré do grão e a raspa de uma laranja e deixe ferver suavemente até fazer estrada. Fora do calor, junte as gemas e a canela.
Depois é só estender a massa, rechear com pequenas doses de recheio, fechar tipo pastel. Estão prontas as azevias. Frite-as em óleo e escorra sobre papel absorvente. Quando frias passe-as por açúcar e canela

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Sopa Imunitária

Ingredientes:

8 Chávenas de água
1 Colher de sopa de azeite
1 Cebola cortada
1 Cabeça de alho picada (10 dentes pelo menos)
1 Pedaço de raiz de gengibre, bem ralada
1,5 Chávenas de pó para caldos de vegetais com sal
(pode ser um pacote de sopa de vegetais)
5 Pedaços de raiz de astrágalo seco, cortado em fatias
2 Chávenas de cogumelos shiitake frescos fatiados
1 Cogumelo reishi grande
Pimenta de Caiena qb.

Passo a passo

1. Ponha a água a ferver numa panela grande
2. Aqueça o azeite, salteie o alho, as cebolas e o gengibre, até ficar tudo macio e aromático. Junte à água o conteúdo da frigideira. Junte o pó para caldo de vegetais, o astrágalo, os cogumelos shiitake e reishi. Deixe ferver lentamente durante duas horas e com a panela tapada.
1. Retire do lume e deixe repousar durante duas horas
2. Retire o astrágalo e o cogumelo reishi. Volte a aquecer.
3. Junte sal e pimenta caiena a gosto. Está pronta a servir.

(Fonte: Antibióticos Naturais de Stephen Harrod Buhner,
Europa-América 2005)

Fui buscar esta receita no Sapo Saúde

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Pão de mel do Elias e da Marly, Biscoitos de gergelim, Mousse de goiaba

Lenda, é? Pois sim. Contam que o Diabo
ficou doente de inveja quando Deus criou Adão e Eva, seus seres mais perfeitos, e resolveu se vingar. Destruindo-os, é claro.

Mas tinha que ser lentamente, de um jeito bem sutil, bem inocente, pra ninguém desconfiar; e com alguma coisa muito gostosa. Inventou o açúcar. E logo espalhou um pouco na terra, de forma que todos os seus rebentos tivessem um gostinho ligeiramente doce.

Foi aí que aconteceu o episódio da maçã. Não tinha aquela história de fruto proibido, serpente e coisa e tal? Pois eram artes do Demo. E Eva não só seduziu Adão, como já na primeira mamada passou pro filho o prazer do doce na boca. Como comia frutas, a Eva!

Deus, que naqueles tempos ainda era meio sujeito a crises de mau humor, ficou danado. Falou, explicou lá da maneira dele que o amargor da vida é que era o quente, depois esbravejou, chegou a proibir a coisa, não conseguiu nada e acabou expulsando os três do Paraíso.

Eles foram embora tristes que só vendo.

Andaram, andaram e finalmente chegaram na Índia, embora também se diga que foi no Egito, e armaram um ranchinho ao lado de um canavial.

Claro que o Diabo, esse imoral, estava por trás de tudo; um dia se disfarçou de pedra e esmagou uma vara de cana de um modo que o caldo foi espirrar bem na boca do Adão.

Cana, pra que te quero? Virava caldo, o caldo secava, sobravam umas pedras doces no fundo. Às vezes ficavam cheias de formigas e Adão reclamava um pouco, mas comia do mesmo jeito. Às vezes comia tanto que chegava em casa meio torto e Eva resmungava um bocado, se lembrando nessas horas de Deus e achando que ali tinha coisa.

Deus tudo via e tudo sabia. Só que tinha decidido deixar o barco correr. Não dera a eles o precioso bem da inteligência? Pois eles que se virassem.

— Oh, Senhor! — protestavam os anjos. — Mas assim vai ficar tudo do jeito que o Diabo gosta!

Deus, nem te ligo. Se fazia de surdo. Mesmo porque andava muito ocupado planejando a era de Peixes, por coincidência esta que está terminando agora e que é curiosamente simbolizada por um bicho que morre pela boca.

— Terra à vistaaa! — grita o marujo lá do alto da gávea.

— Ó Manoel, traz as mudinhas de cana! — grita o comandante lá pro fundo do porão.

Andavam com elas a bordo, os portugueses, por volta de 1500. O açúcar importado do Oriente era a droga mais cara e cobiçada da Europa. Tinham que encontrar outros solos tropicais para plantá-la.

Aí descobriram a América.

Só que era preciso preparar a terra, plantar, limpar, cortar, moer, arre. Coisa demais para europeus encalorados. Onde era mesmo que tinha um povo capaz de dar esse duro sem se acabar? Como? Logo ali, na África?

Ora, pois. Foi assim, com os africanos, que os europeus fizeram a América.


Pão de mel do Elias e da Marly
5 xícaras de farinha de trigo integral, ou
4 de trigo e 1 de aveia, fubá ou trigo-sarraceno
1 xícara de melado
1/2 xícara de mel
2 colheres de chá de bicarbonato
2 colheres de sopa de cacau
noz-moscada
casca de laranja ralada
gengibre ralado
castanhas e frutas secas a gosto
2 copos de suco ou chá

Misture tudo; a consistência deve ficar pastosa. Asse em fôrma untada e forno brando por 40 minutos.

Biscoitos de gergelim
1 xícara de sementes de gergelim
1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
1xícara de aveia de flocos
1/2 xícara de óleo de milho gelado
1/2 a 1 xícara de suco, água ou chá de stévia
2 colheres de sopa de tahine
1 colherinha de canela em pó
1 pitada de sal

Primeiro toste o gergelim e bata no liquidificador ou moa no suribachi japonês; depois bata os ingredientes molhados até obter um creme; aí misture o resto todo. Faça rolinhos compridos, embrulhe em papel-manteiga e deixe gelar meia hora para ficarem firmes. Corte em fatias e asse de 10 a 15 minutos.

Mousse de goiaba
Aviso: o segredo é a peneira. Porque você pega uns 2 quilos de goiabas maduras, corta em 4 e põe na panela, espalhando por cima 1 colher de chá de misso diluída num pouquinho d’água. Fogo baixo; tampa. Quando as goiabas estiverem quase desmanchando, passe na peneira. Dissolva então meio pacotinho de gelatina ágar-ágar num pouco de água ou chá de stévia, misture ao creme e leve ao fogo para engrossar um pouco. Em vez de gelatina pode ser 1 colher de sopa de araruta. Ferveu, cozinhe mais 1 minuto e apague o fogo. Sirva gelada.

Fonte: Corre Cotia

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Bolo de Chocolate

Ingredientes :

Para a massa:

6 Ovos
1 chávena de Manteiga
2 chávenas Açúcar
1/2 colher de café de Sal
3 chávenas de Farinha de trigo integral
1 chávena de Leite
1/2 chávenas de Chocolate em pó
1 tablete (200 g) de chocolate culinário
1 colher de sopa de Fermento em pó

Cobertura:
3 barritas de chocolate culinário amargo
1 colher de sopa de manteiga sem sal.

Para decorar:
1 chávena de chá de raspas de chocolate

Preparação
A massa:

Bata as gemas, a manteiga, o açúcar e o sal. Até obter uma massa leve, homogenia e clara. Bata as claras em castelo e reserve. Acrescente a farinha peneirada, o chocolate em barra previamente derretido no leite e o chocolate em pó. Misture as claras em castelo e envolva delicadamente. Finalmente coloque o fermento.
Coloque em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Coloque em forno pré aquecido - 180º e deixe por 20 minutos a 120º.
Desenformar ainda morno.

Cobertura:
Derreta as barras de chocolate e a colher de manteiga em banho-maria. Assim que estiverem derretidos cubra o bolo já frio.

Cubra com as raspas de chocolate.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Costeletas de Borrego com molho de pimenta


Ingredientes:

5 costeletas de borrego
200g de margarina
4 colher sopa de vinagre de maça natural
1 copo de vinho branco
1 colher sopa de óleo
2 raminhos de Tomilho
2 folhas de Louro
1 cebola
3 dentes de alho
3 gemas
Sumo de limão
Sal q.b.
pimenta em grão q.b.
pasta de pimentos vermelhos q.b.

Receita:

Tempere as costeletas com sal e pimenta, 1/2 meio copo de vinho, 1/2 dose de sumo de limão, pasta de pimentos vermelho, 1 dente de alho. Coloque tudo dentro de uma saco de plástico feche bem e deixe marinar durante 12 horas no frigorífico.

Na hora de preparar, frite-as com 1/2 porção de margarina e acrescente o óleo, até dourarem dos dois lados.

Em uma panelinha a parte, coloque o resto do vinho, o alho e a cebola picados, o vinagre, a pimenta, as folhas de louro, o raminho do tomilho e o sal. Deixe reduzir até ficar só 1/4 da quantidade inicial. Passe pelo coador e junte as gemas já batidas com uma colher de sopa de água.

Leve novamente ao fogo, só que agora em banho-maria, mexa e só pare quando tiver um molho grosso e espesso. Minutos antes de servir coloque a margarina que sobrou, ponha um pouco do sumo de limão e enfeite com os grãos de pimenta. Coloque sobre as costeletas acabadas de fritar.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Bacalhau Verde com Natas.

Ingredientes

600 g de bacalhau desfiado
2 cebolas médias
2 dentes de alho
30 g de farinha
30 g de manteiga
1,5 dl de leite
0,25 dl de Natas
1 folha de louro
sal
pimenta
1/2 kg de batata
1 maço de espinagre
4 cenouras médias

Modo de fazer:

Coloca-se o bacalhau num recipiente com água de véspera, tendo o cuidado de lhe mudar a água várias vezes. Ou compre já demolhado.

Ponha o bacalhau na panela e coza com água limpa, depois de frio desfie.
Cortam-se as cebolas em rodelas finas e as batatas em quadradinho, assim como as cenouras e pode cozer na mesma água em que cozeu o bacalhau.

Leva-se ao lume a manteiga, a que se junta a farinha, mexendo bem. Adiciona-se o leite, devagar, mexendo sempre, e deixa-se cozer. Por fim, tempera-se com o sal, a pimenta e o louro finalmente juntam-se as natas e quando adquirir uma consistência muito cremosa reserve.

Leva-se o azeite ao lume numa frigideira, juntando a cebola e o alho e deixa-se refogar. Assim que começar a alourar, junta-se o bacalhau desfiado para que refogue um pouco.

Num tabuleiro de ir ao forno untado com manteiga deita-se em camadas o bacalhau, os espinafres crus e com as folhas só rasgadas e acrescente uma camada de batatas e cenoura.

Cobre-se tudo com o creme de natas e leva-se ao forno para ganhar um pouco de cor.
Decorar com azeitonas.

domingo, 19 de outubro de 2008

Feijoada Transmontana Vegetariana

Ingredientes (para 4 Pessoas)

1Kg de Feijão Encarnado *
1 Enchido de Soja Tipo Farinheira
500 Gr de Seitan Tipo P**
½ couve Portuguesa ou em Alternativa Couve Coração
50 ml de Azeite Virgem
2 Cenouras médias
Oregãos (de preferência apanhados em fase de floração e secos em casa)

Preparação

Numa panela deitar o Azeite Virgem com os dois alhos “apertados” e uma quantidade generosa de oregãos. Deixar levantar fervura fritando ligeiramente os dentes de alho . Antes mesmo deste alourarem, adicionar o Seitan em pedaços e flor-de-sal deixando fritar e mexendo varias vezes com uma colher-de-pau, permitindo absorver o sabor e não deixar agarrar ao fundo da panela. Quando achar que esta no ponto que deseja, adicione as cenouras, deixando fritar mais um pouco.
Deite agora o feijão encarnado com o líquido da sua própria cozedura, corrigindo o líquido necessário adicionando água. Deixar cozinhar em foco baixo mexendo várias vezes com a colher-de-pau para que o feijão não adira ao fundo da panela.
Entretanto poderá usar o micro-ondas para dar uma primeira cozedura às folhas de couve, préviamente lavadas e “ripadas”. A meio da cozedura do feijão, acrescente então a couve e o enchido de soja (fatiado), corrigir o tempero (verifique também a quantidade de líquido) e deixe cozinhar mais cerca de 7-10 mnts em fogo brando e mexendo algumas vezes.

Obs-
*Uso normalmente feijão “industrial” que pode ser Bio (opções nos vários mercados BIO) excepto quando consigo demolhar feijão.
** A minha preferência vai para o Seitan ( e não só) produzido pela Shambhala no Montijo. A qualidade é extraordinária e o sabor melhor ainda.
Vinhos Portugueses – Na foto mostro um vinho corrente muito bom, Serras de Azeitão, aromático com sabor final a frutos (deixe abrir e respirar um pouco), sendo a minha opção quase sempre por vinhos de baixo custo e elevada qualidade, recaindo normalmente em vinhos com origem em Palmela, Pegões, Alto Alentejo e Douro.Enviado por email : M. Calçada
.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Arroz de Nabiça

Ingredientes:

300 g de arroz carolino ou agulha;
1 cebola;
1 dente de alho;
2 colheres de sopa de azeite;
1 molho de nabiça;
1 folha de louro;
sal q.b.;

Modo de fazer:

Aloure a cebola e o alho picados no azeite.
Ponha a nabiça lavada e escolhida, (retire os talos velhos e junte-as ao refogado).
Adicione a água (2 vezes e meia o volume do arroz), tempere com sal, louro e pimenta e deixe levantar fervura.
Junte o arroz, lavado e escorrido.
Deixe levantar fervura, tape e deixe cozer sobre lume brando durante cerca de 20 minutos.

sábado, 11 de outubro de 2008

Frango do campo à fricassé

Fiz um frango à fricassé, de comer é chorar por mais.
As fotos vem já, já...
Frango de Fricassé à Portugesa

Ingredientes: (6 pessoas)
1 Frango do campo em pedaços
2 cebolas picadas
2 folhas de louro
4 dente de alho picado
1 molho de salsa
1/4 de pimento vermelho
2 gemas
Azeite q.b.
8 colheres de sopa de água.
sal q.b. (uso cada vez menos sal)
pimenta q.b.
sumo de limão q.b.

No almofariz de pedra coloquei o sal, a salsa, o alho, a cebola, 1/4 de pimento vermelho e sumo de meio limão, bati tudo até uma pasta cremosa.

Temperei o frango que o meu mais que tudo ajudou a cortar e deixei marinando por algumas horas.

Em seguida coloque azeite no fundo da panela e fui colocando o frango pedaço a pedaço. Deixei ficar louro e coloquei 6 colheres de sopa de água. Tapei a panela e deixei estufar em lume brando ate o frango ficar tenro

Quando o frango estiver tenro coloco 2 colheres de farinha de trigo em CHUVA, mexo bem e deixo o molho ficar bem cremoso, retire a panela do lume e junte as gemas dos ovos, que bati previamente com 2 colher de água (assim elas não talham). De volta ao lume mexo bem, Junto mais sumo de limão. Decorei com salsa picada e servi com arroz de nabiça.

domingo, 5 de outubro de 2008

Rolinho de Peru com tamaras

Ingredientes:
8 bifes de peru
8 tiras de bacon
16 tâmaras
8 fatias de queijo
sal q.b
sumo de limão q.b.
pimenta para bifes q.b.
dentes de alho q.b.
óleo para fritar.




Modo de fazer:
Temperar os bifes e deixa-los marinando por uma hora, com limão sal, pimenta e alho
Após este período, abrir cada um dos bifes e colocar no centro 2 tâmaras sem caroço, uma fatia de queijo enrolar um a um colocando por ultimo uma cinta de bacon a volta do rolinho, prender com palitos
Fritas em óleo bem quente e abundante.

Em casa não é habito fazer fritos, mas tive de improvisar uma refeição rápida. A fome era tanta que não foi possivel tirar uma foto do produto final em melhores condições.

Servir com puré de batata e arroz branco.

sábado, 4 de outubro de 2008

muqueca de TAMBORIL

INGREDIENTES:
2 kg de peixe lombos de tamboril.
2 colheres de sopa de óleo
3 maços de coentro.
2 maços de cebolinha verde
2 cebolas brancas pequenas.
6 tomate.
1 frasco de 200 ml de leite de coco
3 colheres de sopa de molho de tomate
2 limões.
Azeite Extra virgem
sal q.b.
Pimenta q.b.

MODO DE FAZER:
Lave os lombinhos, corte-os ao meio e deixe-os em uma vasilha com sal e o suco de um limão. Ficam marinado durante duas horas.

Numa panela grande, coloque:
O óleo; o azeite, os verdes, as cebolas, os tomates, tudo bem picadinho.
Leve ao lume, assim que levantar fervura coloque os lombinhos de tamboril.
Deixe em fogo baixo durante 30 minutos, ao fim deste período coloque umas gotas de limão e o leite de coco, deixe ferver 5 minutos, apague o fogo e deixe tapado por mais 5 minutos.
Sirva com arroz branco

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Domingo 5 de Outubro - No MAAIANA em Lisboa

Dia aberto ao público (5 de Outubro – domingo – das 15h00 às 20h30)
Objectivo: promover as actividades físicas e as terapias

15h00 – 17h00 - Diagnóstico em MTC, mesoterapia, alimentação saudável e Crudicismo Márcia Almeida
15h00 - 15h45 – Dança oriental
15h00 – 19h00 – sessões de 30 minutos de massagem a 10€ - Rita Antão e Ana Paula Reis
15h00 – 19h00 – sessões de 30 minutos de massagem a 10€ - Deeksha
15h30 – 16h30 – ensino de técnicas de massagem Rita Antão

16h00 – 16h45 – Yoga Dinâmico
16h30 – 18h00 – sessões de 30 minutos de reflexologia a 10€ Tiago Chabert
16h00 às 18h00 – sessões de esclarecimento sobre a astrologia enquanto método para aprofundar o auto conhecimento Isabel Antunes

17h00 – 17h45 – Kung Fu terapêutico – parte de posturas de kung fu
17h00 – 20h00 – Diagnóstico em MTC e alimentação saudável Ana Sofia Pacheco

18h00 – 18h45 – Chi kung / tai Chi Chuan (Sandra Brás)
18h00 – 19h00 – ensino de técnicas de relaxamento e reflexologia Tiago Chabert

19h00 – 19h45 – Biodanza

20h00 – 20h30 – Banho de som - Paulo



Todas as receitas estão no Petitchef

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Quiabo com carne picada

1 chávena de tomate descascado e sem sementes
1 kg de carne picada
3 colheres de (sopa) de manteiga
½ kg de quiabo
½ colher (chá) de açúcar
½ colher de (chá) de cominho em pó
½ chávena de caldo de carne ou água
2 cebola grande bem picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para o molho
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 colher (chá) de coentro
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Fazer

1 - Aqueça duas colheres de manteiga numa panela e doure a carne. Retire da panela e reserve. Abaixe o fogo, frite a cebola até deixa-la transparente.

2 - Aqueça o forno em temperatura 160º. Junte o cominho, o tomate e o caldo. Mexa bem. Coloque a carne numa forma refratária. Regue com o caldo. Salpique com o sal, a pimenta e o açúcar.

3 - Lave e seque bem o quiabo. Aqueça a manteiga restante e frite o quiabo por três minutos, mexendo. Arrume-o sobre a carne e leve ao forno por mais 20 minutos..

Molho

Amasse o alho, misture-o com sal e refogue na manteiga até dourar. Retire do fogo e acrescente o coentro e a pimenta. Regue com esse tempero quente a mistura na forma refratária e sirva.

Todas as receitas estão no Petitchef

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Canjiquinha salgada ou Péla-Égua

Eu sempre adorei a canjiquinha doce, mas a salgada, quando é bem feita, e de comer e chorar por mais.

Ingredientes:
1/2 kg de canjiquinha amarela
1 kg de carne de porco ( costelinh,suâ, lombo ou pernil) cortada em pedaços.
1/2 chávena de óleo ou banha derretida (a receita original usa óleo, mas aqui em casa só usamos óleo ou azeite)
3 tomates maduros
temperos:
sal
cebola
alho
ervas aromáticas: salsa, coentro e cebolinho

Preparação:

Este prato de milho é tipico de Minas Gerais, e muito pouco difundido. Outro nome conhecido é: "PÉLA-ÉGUA.
Cozinhar a canjiquinha em água . Temperar as carnes e reservar, e afogar em ´´oleo ou banha bem quente, deixar fritar. Acrescentar os tomates picados.
Quando a carne estiver cozida, juntar a canjiquinha também cozida. Provar, para corrigir o sal e os restantes temperos.

Servir quente.

É servido geralmente em prato fundo, acompanhado de couve picada fina e afogada, feijão e pimenta.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Salada de peito de pato com amêndoas torradas

Para aproveitar os últimos dias de calor, fizemos uma salada de peito de pato. Ficou optima, mas não há fotos :(

Ingredientes:

4 peitos de patos sem pele.
3 dentes de alho
1 chávena de cebolas picadas
1 chávena dele alho francês em rodelas
1 chávena de vinho branco
5 colher de sopa de azeite
1/2 chávena de amêndoas torradas
1 colher de sobremesa de mel
sal q.b.
pimenta q.b.

Acompanhamento:
Batata cozida com casca
alface q.b.
rucula q.b.
tomate cereja q.b.
agrião q.b.

Preparação:
Coloque os peitos de pato em um tabuleiro, tempere com sal, e cubra com o mel, por cima ponha a cebola o alho e o alho francês.
Regue com o vinho e metade do azeite.
Levar ao forno a 180º por 45 minutos
Quando o pato estiver assado e crocante, tire do forno, espere esfriar, desfie e sirva com batatas pequenas cozidas com casca, e um bom ramo de verdes (alface, agrião e rucula) e uns tomates cerejas para acabamento.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

O Sentido do Gosto


"O Sentido do Gosto é um programa sobre gastronomia que revela a história, as curiosidades e as melhores receitas de produtos emblemáticos da nossa alimentação.

Todas as semanas, o conceituado gastrónomo e enólogo José Bento dos Santos partilha com os espectadores, e com o convidado do programa, o universo de alimentos como o vinagre, caça, ervas aromáticas, massa italiana, foie gras, chá, manteiga, trufas, entre outros.

Seja à conversa com o convidado da semana, ou na cozinha com a confecção de pratos de grande valor gastronómico, O Sentido do Gosto é um programa para ver... e chorar por mais"

Fiquei apaixonada. O programa é um bate papo informal, com um génio na comunicação e na gastronomia.

Imperdivel: As receitas com fotografias magnificas.

fonte: http://www.mandala.pt/sentidodogosto/default.htm

sábado, 20 de setembro de 2008

Tutu de Feijão Preto

O Tutu de feijão é um prato da minha infância, meu pai adorava e minha mãe fazíamos todas as vontades.
Nunca postei o Tutu, pois é comida do dia a dia, só dei conta do quanto era "diferente" nestas férias, com as amigas das minhas filhas olhando arregaladas para o coitado do tutu de feijão preto e pensando onde fomos parar.
Todas provaram e ADORARAM.

Ingredientes:
1/2 kg de feijão já cozido e temperado (é optimo para aproveitar as sobras)
1/2 chávena de chá de farinha de mandioca
1 colher de chá de temperos verdes - (salsa, coentro, cebolinho)
2 ovos cozidos
250 g de bacon
1 kg de linguiça frita

Preparação:
Uso normalmente os restos de feijão ponho na maquina (bimby) com o caldo e processo.
Frito o bacon, até estarem dourados, adiciono a massa de feijão batido, lentamente e mexendo sempre, distribuo por cima como chuva a farinha de mandioca até que fique um pirão mole ou se preferir ponha mais farinha e deixe mais grosso.
Depois de ter a massa, passo o tutu para a travessa decoro pedaços de bacon e a linguiça
Servir com arroz branco.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Como picar cebola para refogados.


Meu computador esta com problemas no flash, portanto o vídeo foi passado em duas faces, pelo inconveniente peço desculpa.

Aqui fica a dica de como picar uma cebola ao estilo "chef" João Rodrigues.

fonte: http://sabores.sapo.pt/videos/detail/?3077

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Dieta Crudicista ou Crudivorismo

Visite o site Leite da Terra ; melhore a sua qualidade de vida.

Sumo de sementes germinadas ou hidratadas.

Para um copo de 200 ml de água mineral junte as sementes ou os grãos que devem ter ficado de molho 8 horas para hidratar e mais de 8 horas a dois dias no escorredor para germinar, bata no liquidificador ou na bimby e coe ou então use uma centrifuga.

Leite da Terra

Ingredientes possíveis
Amêndoa - 15 unidades
Aveia - 1/2 chávena
Avelã - 10 unidades
Castanha do Para - 8 unidades
Centeio - 1/2 chávena
Cevada - 1/2 chávena
Gergelin - 1/4 chávena
Girassol- 1/2 chávena
Grão de bico - 1/4 de chávena
Linhaça- 1/4 de chávena
Nozes- 8 unidades
Pinhão- 1/2 chávena
Trigo- 1/2 chávena
Trigo Sarraceno - 1/2 chávena

Prove separadamente cada tipo de leite da terra e depois faça combinações com fruta fresca, frutas secas, brotinho, raizes e capim.

Dicas para o seu sumos:

abacate
abacaxi
ameixa seca hidratada
banana
beterraba
broto de alfafa
broto de feijão
broto de grão
broto de soja
capim de centeio
capim de cevada
capim de trigo
cenoura
damasco
kiwi
maça
manga
melancia
melão
meloa
pera
pessego
tamara hidratada

Saiba sobre: COMIDA VIVA e SUCO DE LUZ DO SOL

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Suco verde ou Sumo verde do Dr. Alberto Gonzales

Visite o site Leite da Terra, melhore a sua qualidade de vida.




Esta é uma das receitas que o Dr. Alberto Gonzales ensina na sua OFICINA DA SEMENTES.

Ingredientes:

Pepino picado
Maça picada
Cenoura
Verduras Orgânicas (preferencialmente)
- alface
- agrião
- salsa
- coentro
- couve
- espinafre

Sementes ou grãos germinados
- girassol
- quinoa
- gergelim
- amêndoa
- grão de bico
- Sesamo

Modo de Preparar:
Coloque primeiro o pepino, pois é o que tem mais água, depois coloque a maçã picada no Processador (Pode usar a centrifuga).
Acrescente os grãos germinados, as folhas verdes, o legume e as raiz. Coe num coador de pano e beba logo em seguida , não fica um suco ralo, fica pastoso.

Como germinar sementes:
Para germinar uma semente, basta colocá-la em água durante a noite e de manhã colocar num escorredor e deixar , o tempo de germinação vai variar de grão para grão, da temperatura, etc. Em geral, estão com sua potência máxima logo que ponha o "narizinho" de fora. Então estão prontos para serem consumidos. Ficam óptimas em sumos e em saladas.


Saiba sobre: COMIDA VIVA e SUCO DE LUZ DO SOL

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Ovos queimados

A cozinha mineira sofreu a influencia de três culturas: portuguesa, africana e indígena.

O milho e a mandioca são usados tanto nos pratos de sal, como nas quitandas e doces.

O mineiro, excepto o das grandes cidades, come pelo menos 5 vezes por dia.Levanta-se cedo faz a primeira refeição normalmente constituída por café, leite, pão, queca ou broa de fubá.

O Almoço é quase sempre antes do meio dia: Arroz feijão, couve ou outra verdura, carne, etc.

Sobremesa: goiabada, doce de leite e queijo.

Durante o dia, um ou mais cafezinhos acompanhados de quitandas.

O jantar é cedo, antes das 19 horas, é composto por sopa e pratos bem parecidos com o do almoço.

Receitas de Ovos queimados:

Ingredientes:

6 ovos,
3 xícaras(chá) de açúcar,
1 xícara (chá) de leite

Modo de preparar:

Fazer do açúcar uma calda não muito grossa.

À parte, misturar bem os ovos e despejar na calda fervendo. Deixar cozinhar. Escorrer numa peneira e levar a massa de ovos novamente ao fogo, sem a calda. Mexer até que os ovos tomem a cor de mel escuro. Despejar a calda sobre a massa obtida, juntando então o leite. Deixar secar um pouco em fogo brando.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Arroz na panela de pedra com queijo

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz
1/2 xícara(chá) de óleo ou banha derretida
2 dentes de alho socado com sal
Queijo de minas cortado em pedaços curtos e grossos

Preparação:
Lavar e deixar escorrer o arroz. Na panela de pedra, pôr o óleo ou babha e deixar aquecer bem.
Adicionar o alho e sal, deixando dourar. Juntar e refogar o arroz. Cobrir de água fervendo até 2 dedos acima do nível do arroz. Deixar cozinhar. Quando cozido, ligeiramente empapado, endiar os pedaços do queijo de minas, bem quente, na propria panela de pedra.

A Fotografia do trem de panelas de Pedra Sabão tirei daqui o artesanato de Ouro Preto é sem dúvida maravilhosos.


sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Perninhas de frango no forno



Adoro perninhas de frango assadas em forno bem devagar.


Ingredientes:

5 pernas de frango (eu gosto do frongo do campo)
sal q.b.
azeite q.b.
louro q.b.
pimenta q.b.
Sumo de 2 limões


Modo de preparar:

Ponho as perninhas na assadeira, em um pilão misturo todos os ingredientes e bato até obter uma pasta, esfrego bem a pasta obtida em cada uma das pernas, e ponho a assar em forno quente.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Feijão de tropeiro ou Feijão Tropeiro

Em Minas colonial todo o transporte era feito por tropas. Levavam dias e dias de uma cidade a outra.
Toda a mercadoria era transportada nos lombos do burros. Os homens que guiavam esses animais eram chamados tropeiros. Eles paravam para fazer as refeições que traziam no embornal: o feijão cozido misturado com a farinha de mandioca, linguiça ou carne de porco e torresmos. Dai o nome deste prato tão saboroso.

Ingredientes:
1 quilo de feijão
1/2 xícara de farinha de mandioca
1 quilo de linguiça
2 ovos cozidos
Tempero: alho, cebola, sal a gosto
1 quilo de toucinho para torresmos
Cheiro verde picadinho

Cozinhar o feijão (não pode ficar desmanchado).
Deixar escorrer o caldo numa peneira. à parte, fazer os torresmos. Fritar a linguiça numa panela com um pouco d´àgua, tampada. Destampar logo que a água secar, para corar.
Em 1/2 xícara de chá de gordura do torresmo bem quente, colocar os temperos e o feijão cozido sem caldo. Adicionar a farinha e os torresmos.
Colocar numa travessa.

Guarnição:
Enfeitar o feijão tropeiro com rodelas de ovo cozido e contorná-lo de pedaços de linguiça frita. Em travessa separada, servir couve à mineira, arroz e molho acebolado.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Bacalhau à Braz

Ingredientes:

1 Kg bacalhau
1 Kg batatas
3 cebolas cebolas
1 alho
4 ovos
4 dl azeite
Azeitonas pretas q.b.
Tomate cereja q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Modo de Preparar:

O Bacalhau deve ser demolhado, as pele e as espinhas retiradas e por fim desfiado.

As cebolas são cortadas em rodelas e neste caso cortei as batatas no ralador, ficando palitos bem finos e fritei em azeite. (reserve)

Em um tacho, coloque o azeite, o alho inteiro e as cebolas e deixe alourar, em seguida coloquei o bacalhau e deixei fritar um pouco alourando ligeiramente.

Por fim bato os ovos e verto-os para o tacho onde tenho o outros ingredientes todos, inclusive as batatas. Atenção ao lume, deve estar bem baixo, pois os ovos tem de ficar macios

Serve-se de imediato.

Decorei com azeitonas pretas e tomate cereja.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Brigadeiros e as suas variações


Ingredientes
100g chocolate em pó
2 colheres de sopa de manteiga
2 latas pequenas de Leite condensado
2 colheres de sopa de leite fresco
Chocolate granulado q.b.
açúcar cristal q.b.
Óleo: q.b.

Modo de fazer
Numa panela em fogo baixo, colocar o leite condensado e a manteiga, misturando o leite fresco onde desfez o chocolate em pó.
Mexer até soltar do fundo.
Colocar a massa em uma pedra mármore untada com óleo.
Untar as mãos em óleo (ou mesmo água) e fazer as bolinhas todas do mesmo tamanho, passar pelo chocolate granulado e colocar nas forminhas de papel.


NOTA:
Variações.
1- fazer o brigadeiro sem o chocolate, passar as bolinhas por açúcar cristal.
2- fazer metade de receita com chocolate e outra metade sem, fazer as bolinhas menores e junta-las no fim, o efeito é uma bolinha metade branca metade preta.
Hoje já há latas prontas, mas eu ainda prefiro o velho modo tradicional.


Fotografia do site : Leite condensado

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Bife, arroz e salada


Hoje almocei sozinha, por isso mesmo achei que merecia uma comidinha no minino simpática.
Salada de rúcula com tomate cereja.
Arroz frito, super solto.
Bife bem suculento somente selado.
Adoro rucula, esta era selvagem, com tomates cerejas, temperada com um bom azeite, vinagre balsámico (Manicardi 12 anos - Aceto balsamico di moderna) e umas pedrinhas de sal grosso.
O arroz fiz a moda brasileira, refoguei um dente de alho, meia cebola em óleo, assim que a cebola murchou coloquei o arroz e fritei até ficar com uma cor leitosa, não pode queimar, cobri com água e assim que começou a ferver baixei o fogo e deixei secar.
O bife foi do talho do Pingo Doce em frente de casa, desde que mudou o logótipo, a qualidade melhorou sensivelmente, eu nunca comprava carne no Pingo Doce e hoje comprei bife do acem e fiquei satisfeita.
Temperei a carne crua com pimenta moida na hora, alho picado e limão, nunca devemos colocar o sal na carne crua, só qdo estiver na frigideira, o sal é higroscópico (absorve a humidade), é consequentemente se posto antes seca a carne.
Aqueço a frigideira antes mesmo de colocar a manteiga e umas gotas de oleo, depois só selo o bife, pois só se o bife ficar selado dos dois lados é que ira manter toda o seu sumo no interior.
Para selar um bife alto, ponho na frigideira bem quente e deixo um ou dois minutos de cada lado, para criar uma crosta crocante, depois abaixo o fogo se quiser o bife medio ou bem passado.
Ficou óptimo.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Caldo de abobora com ervas alentejanas

Trouxe do monte alentejano vários pezinhos de Segurelha, são minúsculos e só dois "pegaram", mas eu estou radiante.

Segurelha ou Satureja Hortensis pertence a família das labiadas, é originária na Europa. Tem as folhas pequenas e pontiagudas e sua cor é de um verde seco, suas flores (brancas ou lilás) são bem pequenas.

Seu sabor assemelha-se bastante ao do tomilho, porém ligeiramente mais picante. É um condimento comum no Alentejo, assim como a alfavaca, o tomilho, a hortelã , o manjericão, o poejo, a manjerona, o oregano e o alecrim entre tantas outras ervas aromáticas existentes no Alentejo, tem um aroma quente e um sabor que vai do picante ao amargo, a segurelha é também usada em Itália e em França.

Em termos de fitoterapia é um estimulante, tem uma acção tonificante e fortalecedora, alem de ser um óptimo digestivo.

Carcopino (1939), ao descrever a vida quotidiana em Roma, cita algumas plantas aromáticas e/ou medicinais nomeadamente as malvas (Malvaceae), com efeito laxativo, e a hortelã (desconhece-se se será a hortelã-romana-delaguna ou a hortelã-francesa - Balsamita suaveolens Perr., in Feijão, 1961). Porém, segundo Saramago (1997), foi no Alentejo que "os romanos tiveram notícia de uma quantidade apreciável de ervas aromáticas que a cozinha romana desconhecia: hortelã-da-ribeira (Mentha rotundifolia (L.) Hudson), segurelha (Satureja hortensis L.) ou poejos (Mentha pulegium L.)". Note-se que de acordo com este autor existem registos da ocorrência de poejo na região do Alentejo desde as culturas dolménicas (aproximadamente 2000 AC.)*.

* fonte: Mirobriga

Ganhei uma belíssima abóbora, e nada melhor que um caldo de Abobora com sabor a férias.

Fiz um refogado com azeite selecção frutado fresco, muita cebola cortada as rodelas e alho picado grosseiramente. No pilão de pedra, bati um molho de poejos, uma mão cheia de segurelha e ainda juntei uma maço de coentros, no refogado coloquei semola de milho, mexi bem, acrescentei ao poucos um copo de água e reservei.

A parte fiz um caldo de abóbora, tirei uma boa talhada da abóbora, descasquei e cortei em cubos pequenos e cozi num pouco de leite temperado com sal, depois de cozida e triturada acrescentei ao caldo que estava reservado.
Decorei com um fio de natas frescas.

Ficam aqui os ingredientes:
500g de abóbora.
2 cebolas grandes
3 dente de alho.
1/2 chávena de semola de milho.
1 chávena de leite gordo
1 ramo de coentros.
1 mão de segurelha fresca
1 molho de poejo
agua q.b.
Azeite q.b.
sal q.b.
natas q.b.

domingo, 17 de agosto de 2008

Paginas Amarelas e Mãe babada....

Acho justo puxar as brasas para as nossas sardinhas.

Estamos no verão, todos somos mais generosos, portanto resolvi ajudar na divulgação do trabalho do meu filho para o concurso das Paginas Amarelas.

Ele e os amigos fizeram o filme "Pa Yah! " e agora precisam de votos, é só clicar na estrelinha vermelha por baixo do filme

http://www.quenteseboas.pt/index.php?option=com_seyret&task=videodirectlink&id=169

Vá lá, vote nos miúdos.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Tiramissu da vovó Chiquinha com Mascarpone caseiro

Minha avó era de família Paulista quatrocentona, meu avô descendente de Italianos, saídos de MALITO, aldeia aos pés de CONSENZA, cidade importante da CALÁBRIA. É dai que vem o meu "LUCA".
Essa receita de Tiramissu era uma especialidade da família, eu adorava.

Ingredientes
1 pacote de palitos "La Reine" ou de biscoito tipo champanhe
5 ovos inteiros
7 colheres de sopa de açúcar
500g de queijo mascarpone (para um tiramissu fingido pode ser substituído por ricota)
1 chávena de chá de café forte
1 cálice de rum
1 pacote de natas fresca (Creme de Leite)

Preparação
Bata bem as gemas com o 6 colheres de sopa de açúcar até ficar uma creme quase branco. Acrescente o queijo e volte a bater até obter novamente um creme homogéneo.

Bata as claras em castelo (devem ficar bem firmes), envolva as claras no creme, atenção para não perder volume.

Bata as natas até obter chantilly, juntar uma colher de sopa de açúcar.

Misture os líquidos e passe os palitos "la Reine"pela mistura, um a um, forre o fundo de um pirex. Cubra com o creme e repita a operação. A penúltima camada deve ser de creme e a última de chantilly.

Deixar no frigorífico algumas horas, até gelar, para servir decore com chocolate em pó.

NOTA: Receita para Mascarpone caseiro

Não é fácil encontrar o mascarpone, e na verdade eu nem procuro pois minha mãe usava a receita da minha avó é dizia que era bem parecido com o mascarpone original.
Faço assim:

Em 2 litros de leite fresco (não uso longa vida) coloco uma colher de café de sumo de limão, deixo dentro do forno (desligado - por 8 horas) normalmente faço antes de deitar e tiro quando levanto.

Depois coloco o leite já talhado num pano de prato e deixo pendurado (não espremo) por 24 horas... Não esqueça que o soro vai pingar.

No dia seguinte, se não devorar a ricota fresca, faço o mascarpone:

Junto 4 colheres de açúcar bem fino e um pacote (200ml) de natas frescas (aqui não existe creme de leite) .

Bate-se tudo muito bem por um bons minutos...

Fica óptimo, e não da trabalho nenhum é só um pouco demorado.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Pudim de Milho Verde

Aqui em Portugal, é dificil ver espigas de milho verde a venda em supermercado. Mas é só dar uma voltinha por qualquer estrada secundaria e encontramos sempre alguem disposto a ceder uma boa meia duzia de espigas verdes.

Ingredientes:
Estas medidas estão em "copo", na receita original, minha mãe usava um copo tipo de requeijão.

4 copos de milho verde doce.
3 ovos
1 colher de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga
1 copo de queijo ralado (opcional)
1 colher de café de sementes de erva doce
1 copo de açúcar (verificar a massa antes de assar, se o milho não for muito doce pode ser preciso adoçar um pouco mais)

Modo de fazer:
No copo do liquidificador, vá misturando ingrediente a ingrediente até ter uma massa homegenia. Unte uma forma de pudim e verta a massa lá para dentro. Em forno pré aquecido, assar em banho maria por 40 minutos. Verificar de esta assado antes de tirar do forno.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Frango com molho de amendoim

Ingredientes:
6 coxinhas de frango
1/2 kg de amendoim torrado e sem casca
4 tomates grandes
2 cebolas grandes
1 ponta branca de alho francês
1 pires de cogumelos fatiados
1 xicará de óleo
1 colher sopa de gengibre fresco e ralado.
2 pimentos vermelhos
2 pimentos verdes
2 xícaras de azeite de dende
sal q.b.

Modo de preparar:
Tempero o frango só com sal e frite em óleo bem quente até ficarem dourados.
Em uma tacho aqueça o óleo de dende, para refogar a cebola, os pimentos, os tomates, o alho francês e o gengibre. Depois de tudo bem refogado, vá acrescentando o amendoim torrado e moído mexa bem e acrescente os pedaços de frango frito e o cogumelos.
O molho deve ficar encorpado.Guarde algum amendoim inteiro para a decoração.
Serve com arroz branco.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Bolo Crocante da Liliana

Ingredientes:
6 gemas
6 claras em castelo
2 chávenas de açúcar
1 chávena de óleo
1/2 chávena de chocolate em pó ou 1/2 tablete de chocolate culinário
1/2 chávena de água quente
2 chávenas de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Modo de Preparar:
Dissolva o chocolate na água quente.
Bata as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado
Misture a farinha de trigo com o óleo e o chocolate e por fim o fermento.
Bater as claras em neve e envolver. com todas as outras misturas.
Assar em forno médio.

Cobertura e receio
2 chávenas de açúcar
200 grs de manteiga
2 ovos inteiros
1/2 chávena de chocolate
1 cálice de rum ou de conhaque.
Bata tudo junto durante alguns minutos.

Crocante:
2 chávenas de açúcar
150 grs de nozes ou caju picado
Deixe o açúcar caramelizar e coloque as nozes, mexer bem. Deitar a mistura numa pedra untada com manteiga.
Depois de 15/20 minutos partir o caramelo com um martelo de cozinha. Misturar o crocante no recheio e na cobertura.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Doce de Banana bem Brasuca

Ingredientes:
4 ou 6 bananas - (nanicas maduras)
1 queijo catupiry
1 lata de leite condensado
3 claras
1 colher de manteiga
6 colheres de açúcar.

Modo de Preparar
Num pirex untado com manteiga. Colocar as bananas cortadas em rodelas (até mais ou menos 2 dedos de altura). Lascar o queijo catupiry por cima da banana. Regar tudo com o leite condensado.
Levar ao forno só até amolecer o queijo.
Bater as claras em castelo com o açúcar até ficar em suspiro.
Cobrir tudo e voltar ao forno até dourar.
Servir frio sem ir ao frio.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Bolo de Milharina da D. Judith


D. Judith foi a madrasta do meu pai, nunca gostei nada dela, encaixava perfeitamente no papel de madrasta má, só não rivalizava com a Madrasta da Branca de Neve porque era feia como o susto, mas verdade seja dita, ela fazia um bolo de milharina como ninguém...

Ingredientes:
2 chávenas de farinha de trigo
2 chávenas de milharina
2 chávenas de açúcar
1 colher de café de sal
4 gemas
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de manteiga sem sal
2 chávenas de caldo de laranja ou de leite
2 colheres de sobremesa de fermento Royal
1 colher de chá de erva doce.

Modo de prepara:
Misturar bem todos os secos, a farinha, a milharina, a seguir junte o açúcar e o sal.
Em seguida bata levemente as gemas com o sumo das laranjas, o óleo e a manteiga.
Misture tudo, e junte a erva doce e só no fim o fermento.
Untar uma forma com manteiga e farinha.
Assar em forno quente (180º) até o palito sair limpo.

Milharina é um marca da Quaker:
É um produto 100% natural, constituído de flocos de milho pré-cozidos para facilitar sua integração aos demais ingredientes nas preparações culinárias.
Pode ser substituída por farinha de milho grossa a mesma usada na polenta.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Doce de côco

Ingredientes:
1 kg de côco ralado - de for fresco deixar a parte castanha.
800 grs de açúcar
7 claras de ovo
1/2 chávena de mel
1 colher e sopa de farinha de trigo

Modo de preparar:
Misture tudo muito bem, mas sem bater o açúcar ,o ovo, as claras, o mel e a farinha. Leve ao lume brando, mexendo sempre até dar o ponto de "massa".
Em uma assadeira untada, pingar a "massa" e assar em forno médio.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Caracóis como no Algarve

Ingredientes :

Caracóis: 2 kg
Oregão: 2 ramos
Louro: 2 folhas
Caldo knorr: 2
Limão: 1/2
Alho: 1 cabeça
Sal: q.b.

Preparação:

Lavar bem os caracóis em água corrente e abundantemente.

Pode juntar-se água com um pouco de vinagre para ajudar a limpar.

Num tacho, colocar os oregãos, os dentes de alho pelados, as folhas de louro, o limão, o caldo knorr .

Colocar os caracóis e cobrir de água fria. Levar a lume muito brando, e quando começar a ferver colocar o lume no máximo e adicionar sal 2 ou 3 colheres de sopa.

Deixar ferver durante cerca de meia hora.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Bolo de tâmara - 7 de 7

Esta é a última receita desta minha "fase" mexicana!!!!

Ingredientes:
200 g de tâmaras secas sem caroço, picadas grosseiramente,
250 g de manteiga em temperatura ambiente e quantidade extra para untar,
120 g de farinha de trigo e quantidade extra para enfarinhar os frutos secos,
4 gemas,
1 colher de chá de fermento em pó
200g de açúcar,
4 claras,
1/2 colher de chá de gengibre em pó,
1 colher de sopa de canela em pó,
150 g de nozes picadinhas,
50 g de uvas passas sem sementes,
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
Os tempos vão variar de acordo com o gosto de cada um:
Pau de Canela m pó, noz moscada, cravo da índia
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Misture a manteiga com as tâmaras.
Bata as gemas com metade do açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Incorpore aos poucos as tâmaras com manteiga e misture bem.
À parte, bata as claras até ficarem ligeiramente firmes. Acrescente o restante do açúcar e continue batendo até obter ponto de neve.
Acrescente metade das claras À vasilha com as tâmaras e misture suavemente. Reserve.
Peneire a farinha, o fermento, o gengibre e a canela e junte à mistura de tâmaras. Mexa até incorporar bem.
Enfarinhe as nozes e as passas, sacuda para eliminar o excesso de farinha e adicione-as à massa. Misture bem.
Por fim, acrescente o restante das claras e mexa delicadamente.
Forno pré aquecido à temperatura de 180º.
Unte um forma de bolo inglês e forre-a com papel manteiga.
Espalhe a massa e leve para assar por cerca de 1 hora ou até que, espetando um palito, este saia limpo.
Espere esfriar antes de desenformar e polvilhar com açúcar de confeiteiro
Se quiser conservar o bolo sempre fresco, envolva-o em papel alumínio.