sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Almond lentil stew - Nigel Slater

This easy vegetarian lentil stew is served with cherry tomatoes and cinnamon-flavoured almonds.

Ingredients

Preparation method

  1. Heat the olive oil in a large pan and fry the carrot, celery, onion and turnip until softened – about five minutes.
  2. Add the garlic and mushrooms. Fry for a further five minutes.
  3. Add the lentils to the pan. Pour over the stock and add the herbs. Bring to the boil, then reduce the heat and simmer for 45 minutes.
  4. Just before the end of the cooking time for the stew, in another pan, fry the almonds in a splash of olive oil with the cinnamon for two minutes.
  5. Add the cherry tomatoes and warm through.
  6. Serve the lentil stew with the almonds and tomatoes.
Fonte : http://www.bbc.co.uk/food/recipes/almond_lentil_stew_69086

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Queijo de tremoço (corte ou cremoso)


VERSÃO DE CORTE (MAIS INDICADA PARA SANDUÍCHES, DERRETIDO SOBRE HAMBÚRGUER COM ABAFADOR OU COMO PETISCO OU RALADO):
Ingredientes:
  • 1 e 1/2 xícara (chá) água
  • 3 colheres (chá) Agar-ágar
  • 1 colher (sopa) polvilho azedo.
  • 1/2 xícara (chá) tremoço em conserva
  • 1 colher (sopa) azeite de oliva
  • 1 colher (chá) levedo de cerveja em pó* (nacional) OU ½ colher (chá) vinagre de maçã
  • 1 colher (chá) sal
  • 1 pitada cúrcuma (“açafrão da terra”) OPCIONAL (apenas adiciona cor)
  • 2 gotas de essência artificial de queijo (opcional)
Modo de Fazer: 
Em uma panela misture a água com o ágar-ágar e o polvilho, mexendo sempre. Assim que começar a ferver, aguarde mais 3 minutos (a mistura deve apresentar uma aparência translúcida e viscosa). Coloque todos os demais ingredientes no liquidificador, despeje a mistura de ágar-ágar ainda quente e bata até obter um creme completamente homogêneo. Despeje em um pote com capacidade para 350ml, do formato que desejar, e deixe esfriar em geladeira.
 
VERSÃO CREMOSA (MAIS INDICADA PARA UTILIZAÇÃO EM PRATOS QUENTES)
  • 1 e 1/2 xícara (chá) água
  • 2 colheres (chá) Agar-ágar
  • 1/6 xícara (chá) polvilho azedo.
  • 1/2 xícara (chá) tremoço em conserva
  • 2 colheres (sopa) azeite de oliva ou óleo
  • 1 colher (chá) levedo de cerveja em pó* (nacional) OU ½ colher (chá) vinagre de maçã
  • 1 colher (chá) sal
  • 1 pitada cúrcuma (“açafrão da terra”) OPCIONAL (apenas adiciona cor)
  • 2 gotas de essência artificial de queijo (opcional)
Modo de Fazer: 
Em uma panela misture a água com o ágar-ágar, mexendo sempre. Assim que começar a ferver, aguarde mais 3 minutos (a mistura deve apresentar uma aparência translúcida e viscosa). Coloque os demais ingredientes – exceto o polvilho – no liquidificador, despeje a mistura de ágar-ágar ainda quente e bata até obter um creme completamente homogêneo.  Adicione o polvilho na mistura ainda quente e bata até que engrosse. Utilize diretamente sobre pratos ou despeje em um pote com capacidade para 350ml, do formato que desejar, e deixe esfriar em geladeira.
=====
ANOTAÇÕES
Procure usar xícaras e colheres medidoras para um resultado uniforme.
Lembre-se: queijos não são adequados para veganos e na maioria das vezes não são adequados SEQUER para vegetarianos, pois utilizam coalho animal (também podem utilizar pepsina e lipase).
Essa alternativa é livre de lactose, caseína, gordura saturada e colesterol.
Essa receita também foi apresentada em oficina no 4º Festival de Cozinha Vegetariana em 23/07/2011, que ocorreu no Ibirapuera.
*O levedo de cerveja está disponível nas versões com e sem glúten. Consulte o rótulo do produto adquirido, caso tenha esse tipo de restrição.
AVISO: ESSA É UMA RECEITA AUTORAL*, CRIADA E DIVULGADA PELA PRIMEIRA VEZ EM JUNHO DE 2009, com modificações subsequentes e é uma variação que nasceu do Queijo de Macadâmia. Por favor, se for divulgar ou se for feita alguma variação sobre essa receita indique a fonte, é só isso que eu peço. A técnica de utilização do ágar ágar para queijos eu sempre creditei ao livro “The Uncheese Cookbook”. Entretanto, as adaptações, utilização de ingredientes nacionais, o uso do tremoço e instruções relativas ao ágar-ágar são de minha autoria.  Obrigada.

Esse falso queijo – que DERRETE COM O CALOR – pode ser cortado em fatia (com faca ou plainas), ralado em tiras e utilizado em sanduíches, pizzas, para gratinar, sobre massas, etc.  Lembra queijo fundido; quando derrete, não fica “puxa-puxa” mas sim pastoso.  A versão cremosa apresenta melhor resultado em pratos quentes, como pizzas, lasanhas e gratinados.

Caso queira usar em pizzas e lasanhas, recomendo utilizar ainda quente (recém batido ou derretido em microondas), o que facilita o manuseio e o resultado final no prato.

O ágar-ágar é o substituto vegetariano para gelatina animal, obtido a partir de uma alga e composto por 70% de fibras solúveis.
USE APENAS O ÁGAR ÁGAR REFINADO cujo pó é completamente branco. Se for meio marrom, nem compre. O preço também é um bom indicativo, não existe ágar refinado a menos de R$ 110,00 o quilo.

* O VegVida (www.vegvida.com.br) é um site totalmente gratuito, voltado para divulgação do veganismo, principalmente pela gastronomia. Iniciado pela culinarista Renata Octaviani Martins, hoje o VegVida também é uma Rosticeria Vegana na cidade de Campinas-SP, mantida por ela e pela sócia Mariah Burnier.

Fonte - www.vegvida.com.br - ADOREI!!!