Antes de mais nada, aquela dica básica: quando for comprar alho ou cebola (e se você ainda está na casa da mamãe, dê a ela esta dica, pois ainda que ela já saiba disso vai ficar orgulhosa de você), ele deve estar sem pretos ou amassados e com uma consistência firme.
Uma curiosidade é que se você cortar transversalmente a cabeça de alho, vai ver que há um gominho no meio. Esse gominho que é responsável pelo cheiro forte e consequentemente pelo mau hálito e a gastrite.
Cabeças de alho, dente de alho e gominho do alho. Você já sabe tudo sobre ele.
A Receita
As medidas de hoje serão simples, pra não gerar dúvidas: o copo é o clássico, de requeijão, 350ml.A receita vai ser para 3 pessoas só porque as medidas do copo se encaixam melhor, mas, se você quiser, é só diminuir nas proporções (para duas pessoas, no caso do copo de arroz, por exemplo, você vai colocar 65% do volume do copo).
Os ingredientes:
1 copo de arrozEnquanto você coloca a água pra ferver, vá descascando e picando (ou amassando, no caso do alho) a cebola e o alho. Em outra panela já pré-aquecida de leve, você vai dourar os dois (lembre-se da ordem alho-cebola) no óleo.
1 dente de alho amassado ou [muito bem picado]²
Opcional: 1/6 de uma cebola média, picada
3 copos de água
Sal
10 ml de óleo (de novo, lembre-se: o suficiente pra melar o fundo da panela).
Caso você já tenha visto sua mãe lavando o arroz, aqui vai uma informação: eu perguntei a uma doutoranda em nutrição e ela me confirmou que não há necessidade em fazer isso.
Vamos aposentar o escorredor de arroz.
O objetivo dessa lavagem seria tirar o pó que gruda na superfície do grão, porém saiba que algumas pesquisas comprovam que nessa lavagem perde-se nutrientes (proteínas, potássio e vitaminas do complexo B).
Se até agora você não acreditou, leia na embalagem do produto, ou procure por estas informações no SAC ou no site da marca. No caso da marca Tio João (a mais vendida do Brasil) está aqui: http://www.josapar.com.br/duvidas.asp?link=2#3.
Voltando a receita: refogue o arroz no alho e na cebola por 2 a 3 minutos e acrescente a água (que a essa altura já deve estar fervendo).
Dê uma mexida, só pra desgrudar o arroz do fundo da panela, diminua o fogo e vá colocando o sal, experimentando até chegar ao ponto do seu gosto.
Deixe a água ir evaporando até você não ver mais ela sobre o arroz e quando isso acontecer, desligue o fogo e tampe bem a panela: não abra nos próximos 20 minutos, pois o calor vai terminar de cozinhar. Terminado este tempo, seu arroz está pronto.
Bom apetite, senhores!
Fonte: Dr. Gourmand.
Sem comentários:
Enviar um comentário