sábado, 26 de setembro de 2009

Bolinhas de Frango

Minha mãe tinha uma paciência de . Ela fazia umas bolinhas (quase do tamanho das bolinhas de gude) bem pequenas de batata com cheio de frango e de catupiry, como cá em Lisboa não há catupiry, para matar as saudades faço só de frango, mas nunca consegui fazer as bolinhas do tamanho que ela fazia.

Massa:
1 - 500g batatas cozidas e amassadas como puré
2 - 250 ml do caldo de frango temperado
3 - 250 ml de leite gordo
4 - 2 colheres de sopa de manteiga
5 - 1 caldo knor de galinha
6 - sal q.b
7 - 2 chávenas de farinha de trigo

Recheio:
restos de frango assado ou refogado
1 pacote de natas (no Brasil será uma lata de creme de leite)
2 colheres de sopa farinha de trigo
1/2 chávena de leite

Modo de fazer:
Massa:
Como uso a Bimby, coloco os 6 primeiros ingredientes dentro do copo e deixo ferver por 4 minutos a 90º na velocidade 3. Em seguida coloco o 7º ingrediente e aumento a velocidade para 5, por 2 minutos sem temperatura.
Se fizer no tacho coloque os ingredientes, menos a farinha de trigo e deixe levantar fervura, quando ferver , coloque a farinha e mexa bem até descolar do fundo da panela.
Deixe a massa arrefecer, aberta, em uma superfície plana. Depois de fria bata bem a massa, como bateria uma massa de pão.


Recheio
Uso sempre sobras de frango assado ou refogado, desfio bem o frango, sem a pele e com cuidado para tirar todos os ossinhos.
Faço um molho bechamel com o leite e a farinha, a assim que estiver pronto e bem quente coloco as natas, desligo o fogo e deixo esfriar.

Faço as bolinhas, recheio com o frango e passo pelo ovo e pelo pão ralado
É um óptimo aperitivo, se por bem pequeno, se for maior pode acompanhar uma refeição.

Sem comentários: