domingo, 29 de agosto de 2010

Inclinar o copo para servir champanhe economiza bolhas, dizem cientistas

Os cientistas dizem ter examinado dois modos de encher uma taça de champanhe

Cientistas franceses afirmam ter resolvido uma questão que há tempos divide os amantes do champanhe: qual a Melchor forma servir o espumante? Resposta: é com a taça inclinada, e não na vertical.

Os pesquisadores da Universidade de Reims dizem que servir a bebida com ataca inclinada, como se faz com cerveja, preserva mais das minúsculas bolhas de gás que reforçam o sabor e o aroma do espumante.

O estudo - Das Perdas de CO2 Dissolvido Durante o Serviço do Champanhe - aparece no periódico Journal of Agricultural and Food Chemistry, uma publicação dos Estados Unidos.

Os cientistas dizem ter examinado dois modos de encher uma taça de champanhe: o método "tradicional", em que o líquido é derramado verticalmente para atingir o fundo da taça; e o "método cerveja", executando com uma inclinação da taça e permitindo que o champanhe deslize pelo vidro.

Eles disseram que o estudo diz respeito não só a fãs do champanhe, mas também aos fabricantes de copos. Eles destacam que a indústria busca uma "nova geração" de taças para champanhe, capaz de controlar a liberação de dióxido de carbono, o gás que dá agulha à bebida.

Os pesquisadores usaram garrafas da safra 2008 da Cooperativa Nogent l'Abbesse para determinar como os métodos de servir afetavam a liberação de CO2.

Foram usados dois métodos para medir a quantidade de CO2 em cada serviço, e foram testadas garrafas resfriadas a diferentes temperaturas. Champanhe servido como cerveja reteve mais gás que o champanhe servido de forma a criar um colarinho de "mousse", ou espuma.

E quanto mais fria a garrafa, menos gás se perde.

O artigo não informa se degustadores profissionais foram chamados para confirmar as descobertas, mas o principal pesquisador é Gerard Liger-Belair, um químico cujo livro Uncorked: The Science of Champagne (Desarrolhado: a Ciência do Champanhe) recebeu críticas positivas quando foi lançado em 2004.

Fonte:Estadão

Sem comentários: