segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Broinhas de fubá

Adoro o blog bacalhau com batatas e não resisti a receita de broinha de fubá mineiro, alem disso, vem com uma historinha bem caipira...
Li o texto e fiz na mesma hora... ficaram assim....



Ingredientes:
¾ de xícara de fubá (farinha de milho),
¼ xícara de trigo,
½ xícara de açúcar,
1 pitada de 3 dedos de sal,
75 gramas de manteiga,
3/4 xícara de leite,
½ xícara de água
3 ovos
1 pitada de 3 dedos de erva doce


Modo de fazer:
Separe todos os ingredientes. Os secos numa vasilha. Aqueça o leite com a água e 50g da manteiga até formar um colar de bolinhas. Adicione todos os secos de uma única vez. Misture vigorosamente com uma colher de pau para poder umedecer todos os secos. Cozinhe um pouco até começar a dar sinais de pegar no fundo da panela sem parar de mexer.
Deixe esfriar. Uns 15 minutos. Adicione um a um os ovos até que fiquem totalmente incorporados. Eu usei a Bimby.

Aqui a "porca torceu o rabo" e eu não consegui fazer as broinhas, por isso fiz tipo pastel de bacalhau, com duas colheres ... Ficaram DIVINIAS!!!


Mas na receita original as indicações eram....

"Unte uma xícara de fundo arredondado e polvilhe com fubá. Encha generosamente uma colher com a massa e com a ajuda da outra colher, coloque na xícara. Faça movimentos circulares até formar uma bolinha. Coloque no tabuleiro previamente untado (pode ser com óleo vegetal) e leve ao forno médio. Asse até dourar"

domingo, 29 de agosto de 2010

Inclinar o copo para servir champanhe economiza bolhas, dizem cientistas

Os cientistas dizem ter examinado dois modos de encher uma taça de champanhe

Cientistas franceses afirmam ter resolvido uma questão que há tempos divide os amantes do champanhe: qual a Melchor forma servir o espumante? Resposta: é com a taça inclinada, e não na vertical.

Os pesquisadores da Universidade de Reims dizem que servir a bebida com ataca inclinada, como se faz com cerveja, preserva mais das minúsculas bolhas de gás que reforçam o sabor e o aroma do espumante.

O estudo - Das Perdas de CO2 Dissolvido Durante o Serviço do Champanhe - aparece no periódico Journal of Agricultural and Food Chemistry, uma publicação dos Estados Unidos.

Os cientistas dizem ter examinado dois modos de encher uma taça de champanhe: o método "tradicional", em que o líquido é derramado verticalmente para atingir o fundo da taça; e o "método cerveja", executando com uma inclinação da taça e permitindo que o champanhe deslize pelo vidro.

Eles disseram que o estudo diz respeito não só a fãs do champanhe, mas também aos fabricantes de copos. Eles destacam que a indústria busca uma "nova geração" de taças para champanhe, capaz de controlar a liberação de dióxido de carbono, o gás que dá agulha à bebida.

Os pesquisadores usaram garrafas da safra 2008 da Cooperativa Nogent l'Abbesse para determinar como os métodos de servir afetavam a liberação de CO2.

Foram usados dois métodos para medir a quantidade de CO2 em cada serviço, e foram testadas garrafas resfriadas a diferentes temperaturas. Champanhe servido como cerveja reteve mais gás que o champanhe servido de forma a criar um colarinho de "mousse", ou espuma.

E quanto mais fria a garrafa, menos gás se perde.

O artigo não informa se degustadores profissionais foram chamados para confirmar as descobertas, mas o principal pesquisador é Gerard Liger-Belair, um químico cujo livro Uncorked: The Science of Champagne (Desarrolhado: a Ciência do Champanhe) recebeu críticas positivas quando foi lançado em 2004.

Fonte:Estadão

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Tapioca com gengibre

Aprenda a preparar, uma dica que vem de Tapiraí, em São Paulo.

INGREDIENTES:

Ingredientes da massa:

200 gramas de polvilho doce
2 colheres gengibre ralado
1 colher de chá de sal
100 ml de água

Ingredientes do recheio:

100 gramas de frango desfiado e temperado
100 gramas queijo
1 colher de gengibre ralado

MODO DE PREPARO:

Misture o polvilho, o sal e o gengibre com a água e misture bem. Amasse bem até a água incorporar toda na massa. Depois, passe a massa por uma peneira. Jogue o gengibre que sobra dentro da peneira dentro da massa e misture. Coloque a massa numa frigideira bem quente. Espalhe e adicione o frango, o queijo e gengibre. A tapioca fica pronta em menos de cinco minutos no fogo.


Fonte: Globo Rural

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Quiabo na moranga

Aprenda a preparar o quiabo com carne seca na moranga, uma receita do Marcão, um aposentado mineiro apaixonado pela cultura.

INGREDIENTES:

2 colheres de manteiga
1 quilo de quiabo
1 quilo de carne seca
1 cebola grande picada
1 abóbora moranga grande
tempero a gosto

MODO DE PREPARO:

Limpe a abóbora e passe a manteiga. Coloque o tempero. Enrole a abóbora no papel alumínio e deixe no forno por cerca de uma hora e 20 minutos. Frite o quiabo por cerca de dois a três minutos para cortar a baba. Em outra panela, frite a carne seca com a cebola. Então, misture o quiabo à carne. Frite tudo e coloque na moranga. E está pronto o prato.


Fonte: Globo Rural