domingo, 29 de novembro de 2009

Massa Fresca com ovos

Esta é mais uma receita do livro de receitas da minha mãe.
O livro esta bem velhinho, como é lógico, foi escrito no inicio dos anos 60 e MUITO usado.

Ingredientes:
350g de farinha de trigo
3 ovos
sal q.b.

Modo de fazer:
Deitar a farinha numa tigela, fazendo uma "cova" ao meio. Deitar no meio da cova os ovos e o sal.
Começa-se a incorporar a farinha com um garfo, que se vai usando em círculos na junção dos outros ingredientes.
Depois de totalmente incorporada, trabalha-se um pouco a massa dentro do recipiente, passando em seguida a trabalho para a pedra mármore polvilhada com farinha.
Trabalha-se a massa pegando numa das pontas e sobrepondo-a à restantes, empurrando-a de seguida com a palma da mão.
Deixa - se a massa descansar aproximadamente 20 minutos

Minhas Notas
Minha mãe usava uma maquina para cortar era linda e eu não faço ideia que fim levou :(
Mas muitas vezes só para não ter o trabalho de montar a maquina e depois limpar fazia tudo à mão.
Lembre-se:
Devemos estender a massa bastante bem.
Espalhar farinha por toda ela (2 lados)
Enrola a massa como um "rolo" espalmado.
Fettucine - corta-se o "rolo" em tirinhas de aproximadamente um dedo.
Tagliorini - corta-se o "rolo"em tirinhas fininhas.
Eu particularmente adorava os Raviolis de ricota e nozes, são feitos com a massa estendida, sobre a qual se põem bocadinhos de recheio.
Dobra-se a massa por cima do recheio, calca-se à volta dele e corta-se com um copo fino.
A massa deve ser cozida em água abundante e bastante salgada e em lume médio/forte, bastando levantar fervura no caso das massas frescas.

A minha mãe no dia 20 de Março de 1960

162441

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.