sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Arroz-de-hauçá

O Arroz de hauçá é uma receita afro-mulçumana da culinária é bem típico da Bahia, introduzido pelos escravos negros hauçás. Consiste numa coroa de arroz bem cozido e empapado ao leite de côco, com carne seca acebolada no meio, coberto com molho de camarão seco defumado ao dendê.

Demolhe a carne seca de véspera para tirar o sal, cozinhe, desfie e refogue com cebola cortatinha fina e manteiga de garrafa. Reserve.

Doure cebola branca ralada na manteiga de garrafa, acrescente arroz branco, refogue e vá juntando uma mistura de leite de côco com creme de arroz (1 colher de sopa rasa de creme para 1 litro de leite de côco), tudo em fogo baixo. Vá mexendo sempre, acrescente sal a gosto e complete com água suficiente até cozinhar. Você vai obter um delicioso arroz empapado com gosto de leite de côco. Reserve.

Escalde ligeiramente o seu camarão seco defumado, por uma ou duas vezes verifique o sal. Doure cebola no azeite de dendê, acrescente os camarões, refogue um pouco em fogo baixo, some um pouco de manteiga de garrafa e leite de côco, até obter uma mistura bem hidratada. Reserve.

Hora de juntar tudo: coloque o arroz numa cumbuca em forma de coroa, com um buraco no meio, onde você vai encaixar a carne seca. Agora cubra o arroz com o molho de camarão e coroe o prato com coentro picado (opcional).


Sirva com pimenta, acarajévatapácaruruarroz de hauça, camarão seco e salada de tomate verde, cebola e coentro.

Sem comentários: