sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Almôndegas de Seitan.

Faz tempo que não faço estas almondegas, mas recebi um pedido muito especial e não poderia deixar de postar. Para quem gosta de seitam esta receita é optima.
Assim que tiver uma foto do prato eu actualizo.

Ingredientes das almôndegas:

500g de seitan moído
3 cebolas picadinha
3 dentes de alho picados
1/2 xícara (chá) de cheiro verde (salsinha e cebolinho)
Nóz-moscada q.b.
Sal q.b.
pimenta q.b.

Preparo das Almôndegas:

Em uma travessa coloque o seitan moído, junte a cebola, o alho, o cheiro verde, a nóz-moscada, o sal e a pimenta. Amasse muito bem com as mãos e deixe descansar por cerca de 20 minutos.

Ingredientes do molho:

500g de tomates maduros sem pele e sem sementes
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de natas
1 cebola picadinha
1 folha de louro
1 colher (café) de açúcar
Sal q.b.
1 colher (sopa) de orégano
1/2 xícara (chá) de cheiro verde
Farinha de trigo para modelar.

Preparo do molho:

Bata os tomates no liquidificador e reserve.
Em um tacho, derreta a manteiga e doure a cebola.
Acrescente a folha de louro, os tomates batidos, o açúcar e as natas. Deixe cozinhar por 10 minutos. Tempere com sal, orégano e deixe apurar.
Apague o fogo e junte o cheiro verde.
Modele as almôndegas no tamanho desejado com a ajuda da farinha de trigo. Em seguida, volte o molho ao fogo brando e espere ferver. Vá colocando as almôndegas uma ao lado da outra. Não mexa durante o cozimento para que as almôndegas não se desmanchem. Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada por, no mínimo, 10 minutos. Sirva com purê de batatas.

Wikipédia:
"O seitan ou
glúten, como por vezes também é designado devido ao nome da proteína do cereal, é um substituto da carne derivado de uma proteína de trigo chamada glúten. É um alimento da Antiguidade, tal como o tofu. Não está claro se a receita provém da Índia ou da China. O seitan é um óptimo substituto da carne, não só a nível proteico como também a nível de preparação culinária. Pode grelhar-se, panar-se, usar em estufados, em espetadas ou assar no forno. Este é um alimento facilmente encontrado em lojas de produtos naturais. O seitan é produzido a partir da preparação da farinha de trigo. Faz-se primeiro uma massa, como para o pão. Esta é depois lavada, num passador, com água corrente. Neste processo perde as gorduras e os hidratos de carbono. A massa lavada é então cozinhada com molho de soja (shoyu ou tamari) e ganha assim uma consistência dura. Fica um preparado fibroso, que deve ser bem cortado em fatias. O seitan é um óptimo substituto da carne e assemelha-se no aspecto. É um produto rico em fibras e minerais. Encontra-se à venda em lojas de produtos naturais. Geralmente o seu período de validade é de 2-3 semanas, no entanto pode congelar-se."

Dr. Mc Dougall:
After sugar, gluten is the second most prevalent food substance in Western civilization. Traditionally, gluten is defined as a cohesive, elastic protein that is left behind after starch is washed away from wheat flour, and is actually made up of many different proteins. A wheat grain consists of 3 layers: the outer husk, the germ and the endosperm or “white flour.” This “white flour” portion, which constitutes about 70% of the grain, contains the potentially toxic gluten for those people with CD. The rubbery strands you see when you knead dough to make bread is gluten. Pure wheat gluten, made by rinsing wheat flour with water until all that remains is the concentrated protein, is used as a meat substitute, and is called seitan (say-tan). On a vegetarian menu you will see this replacement referred to as mock-duck, -chicken, -fish or -beef.

foto - site http://www.drmcdougall.com/misc/2005nl/sept/050900celiac.htm

23 comentários:

Anónimo disse...

Olá,

... tenho vindo a tornar-me grande fã de seitan, tofu, soja, agrada-me sobretudo a textura, além da nobre causa vegetariana e da defesa da saúde. Hei-de experimentar esta receita - além de saborosa deve ser mais fácil de trabalhar que as almôndegas de granulado de soja.
Bjs, Paulucha.
http://www.allsogno.blogspot.com

Goreti disse...

Só conhecia a proteína texturizada, o seitan pra mim é novidada, até vi alguns anos atrás na Ana Maria Braga, o processo de fabricação, tal qual descrve a Wikipédia, mas nunca tinha visto assim...vc aumentou meu leque de conhecimentos em alimentos naturais....

Isabel (pipoka) disse...

Ainda há uma semana, fiz outra vez a minha receita de seitan
com frutas e andava a pensar: "faço sempre esta receita, tenho que começar a cozinhar o seitan de outras maneiras". Os meus desejos foram atendidos! Esta vai para a lista!

bjs

Célia disse...

Por varias vezes tive tentada a experimentar , mas fico sempre com receio de depois não gostar.

Fabrícia disse...

Que descoberta incrível que acabei de fazer. Adorei seu cantinho.....fantástico.
Bjs,
Fabrícia.

oquefazerprojantar??? disse...

fiquei curiosa com essas almondegas e quero experimentar.
Obrigado pela sugestão.

Marcia disse...

Preciso conhecer este ingrediente. Estou curiosa também.

Mari disse...

Olá! A Pipoka indicou seu blog. E é claro que gostei muito mesmo. Estou a procura de uma receita bem gostosa de quindim ee sei que vc fez. Tem alguma dica especial? Beijos

Emília disse...

Oi!! Lindo seu blog! Adorei as receitas!! Beijos

Migas disse...

Olhando para a foto, a coisa tem um aspecto estranho mas, eu que já provei o tal d seitan, até gostei bastante. Pena que por aqui não há dessas coisas para variar as refeições! :o)

Isabel de Miranda disse...

Não conhecia o seitan,mas aqui estamos sempre a aprender...adorei o bolo de bolacha com amendoim,está lindo....beijinhos doces

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Muito saudável esta receita!

Fay van Gelder disse...

Uso outra marca, mas Adoro Seitan, Tofu e Tempeh :)

Muito fácil e saudavél:) Uso muito:)

Bjo:)

cozinha da drica disse...

Olha não conhecia seitan , mas com certeza quero experimentar...será que é bom para diabéticos?? Bjs

laila radice disse...

humm adoro!!!aguardarei a foto das bolinhas! bjos

Danielle disse...

nossa que diferente.. nunca tinha ouvida falar em seitan.. será parecido com soja? bem não sei onde encontrar, mas vou procurar, pois quero experimentar...srsrs. bjkas dani

Sylvia disse...

Nunca fiz nada com seitam,mas apos ver a sua receita vou tentar fazer

Muffin de Chocolate disse...

Olá! Adorei esta receita, nunca experimentei seitan, tofu ou tempeh, mas de tanto ouvir falar, penso que chegou a hora de experimentar!

Beijocas!

Muffin de Chocolate disse...

Ah! Quase que me esquecia. Márcia, não te preocupes, eu como pelo menos 6 vezes por dia, aquela alimentação que postei é apenas para servir de exemplo de situações em que normalmente fraquejava e comia demais (restaurantes, saídas com amigos, ocasiões especiais, festas...). Eu tento alimentar-me bem e comer de forma equilibrada, todos os dias!

Beijocas e obrigada pela preocupação!

Sandra

Natércia Ramalho disse...

Qurida adorei a receita mas não conheço seitan será que é tipo soja gostava de saber me desculpa estou ficando velha para estas coisas. um beijo Natécia...

Cris disse...

Ainda não conheço Marcia, obrigada por nos apresentar com uma receita tão apetitosa. Bjs!

Rosane Vargas disse...

Gosto muito de comida natural e seitan é especial. Vou visitar muito este blog e já anotei os quindins da mamãe. Eu nunca havia visto uma receita de quindins tão simples e barata. E a aparência ficou ótima.
bjs.

Janahina Borges disse...
Este comentário foi removido pelo autor.