domingo, 19 de outubro de 2008

Feijoada Transmontana Vegetariana

Ingredientes (para 4 Pessoas)

1Kg de Feijão Encarnado *
1 Enchido de Soja Tipo Farinheira
500 Gr de Seitan Tipo P**
½ couve Portuguesa ou em Alternativa Couve Coração
50 ml de Azeite Virgem
2 Cenouras médias
Oregãos (de preferência apanhados em fase de floração e secos em casa)

Preparação

Numa panela deitar o Azeite Virgem com os dois alhos “apertados” e uma quantidade generosa de oregãos. Deixar levantar fervura fritando ligeiramente os dentes de alho . Antes mesmo deste alourarem, adicionar o Seitan em pedaços e flor-de-sal deixando fritar e mexendo varias vezes com uma colher-de-pau, permitindo absorver o sabor e não deixar agarrar ao fundo da panela. Quando achar que esta no ponto que deseja, adicione as cenouras, deixando fritar mais um pouco.
Deite agora o feijão encarnado com o líquido da sua própria cozedura, corrigindo o líquido necessário adicionando água. Deixar cozinhar em foco baixo mexendo várias vezes com a colher-de-pau para que o feijão não adira ao fundo da panela.
Entretanto poderá usar o micro-ondas para dar uma primeira cozedura às folhas de couve, préviamente lavadas e “ripadas”. A meio da cozedura do feijão, acrescente então a couve e o enchido de soja (fatiado), corrigir o tempero (verifique também a quantidade de líquido) e deixe cozinhar mais cerca de 7-10 mnts em fogo brando e mexendo algumas vezes.

Obs-
*Uso normalmente feijão “industrial” que pode ser Bio (opções nos vários mercados BIO) excepto quando consigo demolhar feijão.
** A minha preferência vai para o Seitan ( e não só) produzido pela Shambhala no Montijo. A qualidade é extraordinária e o sabor melhor ainda.
Vinhos Portugueses – Na foto mostro um vinho corrente muito bom, Serras de Azeitão, aromático com sabor final a frutos (deixe abrir e respirar um pouco), sendo a minha opção quase sempre por vinhos de baixo custo e elevada qualidade, recaindo normalmente em vinhos com origem em Palmela, Pegões, Alto Alentejo e Douro.Enviado por email : M. Calçada
.

6 comentários:

joshua disse...

Belíssima e suculenta página.

ameixa seca disse...

Feijoada vegetariana nunca provei mas gostava de compará-la com a verdadeira feijoada à transmontana :) O aspecto está bom.

Sandra disse...

Adorei esta sugestão!
Bjs

Pimenta disse...

pratos vegetarianos com feijão sao sempre bem vindos

inspirações da Jô disse...

Vegetariana hummm!!!Tô dentro!!!
Chiquérrima!!!!Está com um aspecto ótimo!!!!
Bjs.

Manuel Calçada disse...

Cara ameixa seca
Transmontana porque leva couve e cenouras como fazia a minha avó de Moncorvo. Mas aproveite para experimentar e adicione tb um bocadinho de tomate (pouco) para abriri o sabor. Depois tem a grande vantagem de não incluir os inconvenientes "pós-feijoada" :0))