quinta-feira, 14 de maio de 2009

A higiene das nossas cozinhas

A higiene diz respeito a todos nós, e o consumidor também tem a sua quota-parte de responsabilidade, quando é ele quem compra, transporta, armazena e prepara os alimentos em casa.

Raros são os consumidores que nunca sofreram de um problema de saúde mais ou menos grave, devido à ingestão de um alimento contaminado. E nem sempre se pode atribuir a culpa à indústria e ao comércio, apesar da sua responsabilidade ser grande.

A higiene diz respeito a todos nós, e o consumidor também tem a sua quota-parte de responsabilidade, quando é ele quem compra, transporta, armazena e prepara os alimentos em casa.

Como não temos maneira de controlar a qualidade microbiológica dos alimentos em casa (só possível em laboratório), resta-nos a prevenção, evitando que os alimentos sejam contaminados na cozinha. Saiba, pois, como minimizar os riscos.

Como evitar a contaminação dos alimentos
Manter sempre a cozinha e todos os utensílios limpos.
Lavar sempre as mãos depois de ir à casa de banho e sempre que tocar nos alimentos.
Conservar bem os alimentos no frigorífico e no congelador.
Ter cuidado para que a temperatura no interior do frigorífico não exceda os 4ºC, nomeadamente nos compartimentos destinados à conservação dos alimentos frágeis, como a carne, o peixe, os pratos preparados, as sobremesas com natas, o queijo fresco, etc. Na verdade, a maioria dos germes não se desenvolve em locais onde a temperatura seja inferior a 4ºC.
No congelador, a temperatura deve ser inferior a -18ºC. Como a maioria dos frigoríficos não vêm equipados com um termómetro, é aconselhável encomendar um junto do representante da marca.
Para manter a temperatura estável, abra as portas do frigorífico e do congelador apenas pelo tempo estritamente necessário.
Separar os alimentos crus dos cozinhados.
Separar os alimentos de origem animal dos de origem vegetal.
Cozinhar bem os alimentos, deixando-os bem passados, pois a cozedura destrói eventuais organismos potencialmente patogénicos que possam estar nos alimentos.
Consumir imediatamente os alimentos cozinhados, sem os deixar arrefecer prolongadamente.
Verificar sempre a data de validade. Os produtos fora de prazo, além de não poderem ser consumidos, podem contaminar outros alimentos.
Manter os animais domésticos afastados da cozinha.
Alguns cuidados de higiene
A cozinha deve ser arrumada diariamente. É importante manter a banca e as tábuas onde prepara os alimentos sempre limpas, pois são muito propícias ao desenvolvimento de germes.
Os utensílios de cozinha (facas, abre-latas, etc.) devem estar sempre limpos. Lave-os após cada utilização.
Limpe o frigorífico uma vez por mês, com água e bicarbonato de sódio ou com detergente líquido para a loiça, tendo o cuidado de enxaguar bem com um pano húmido e depois bem seco.
Limpe o exaustor e substitua os respectivos filtros de dois em dois meses, para evitar que a eventual sujidade pingue para dentro dos tachos enquanto está a cozinhar.
O caixote de lixo deve estar sempre fechado. Lave-o e desinfecte-o regularmente, com lixívia.
Por uma questão de higiene, aconselha-se o uso de panos distintos para as mãos e para a loiça.
A responsabilidade editorial e científica desta informação é da

fonte: Sapo

Sem comentários: