quarta-feira, 19 de março de 2008

DIA DO PAI, DIA DO MEU PAI...

Hoje em Portugal é dia do Pai, mas no meu coração é e será sempre, o dia dos anos do MEU PAI. Ele faria hoje 78 anos e, como toda filha que ama de paixão o seu pai, sinto muito a sua falta, lembro-me sempre dele com carinho, com um sorriso nos lábios, e muitas vezes com uma lágrima no canto do olho.

Meu Pai era um carioca, alto, bonito, charmoso, brincalhão, e com um coração de manteiga. Lembro-me dele a saltar a corda comigo, a nadar nas piscinas do Paineiras, e ainda dele pôr a minha mãe doida, com tanta bagunça que ele, minha irmã e eu fazíamos. Em casa fomos sempre três crianças: eu e a minha irmã e, depois, era revezado entre o meu pai ou a minha mãe, o pior mesmo era quando passavamos de três para quatro.

Meu pai adorava crianças e animais, não media esforços para melhorar os lugares por onde passava, ele esteve sempre presente nas escolas por onde andámos tanto no Ennio Voss como depois no Nossa Senhora da Aparecida; na verdade lembro-me de olhar por cima do meu ombro e saber que ele estaria ali para ajudar-me, para amparar-me e, muitas vezes, só para eu ter o conforto de saber que ele estava ali.

Ainda hoje muitas vezes procuro por ele, e sempre, mas sempre, acabo por encontrá-lo, afinal ele era José e hoje é tambem o dia de São José.

Nos fins de semana em que passávamos em casa, faziamos muitas vezes churrasco; eu acordava com o cheiro do carvão queimando e a festa só terminava altas horas da noite e aparecia sempre uns amigos ou algum vizinho. Ele gostava do convívio, do estar entre as pessoas amigas, postar aqui um prato que ele gostasse é dificil, meu pai era uma boa boca, não podia nunca falta nem amor nem carinho, o resto podia ser um pouquinho de tudo.

Acho que o que ele realmente mais gostava era de ajudar o próximo, por isso fica aqui a minha receita em homenagem ao MEU PAI.

21 comentários:

Anónimo disse...

Bonita homenagem!!!
Sim hoje cá é dia do pai, as crianças fazem trabalhos na escola e oferecem ao pai,os adultos já não ligam tanto ao dia...

Bjs
Carla

Paula disse...

que palavras tão bonitas e quanto carinho nelas.
bela homenagem
bjs

Isabel de Miranda disse...

Parabéns vesse que o teu pai te deu muito amor.E esse amor fica para sempre um beijinho muito especial para ti,e sabes para nós todos os dias são dias do pai

Leila disse...

linda a tua homenagem. Pai é pai nao é? é amor eterno.
beijinhos

Marcia disse...

Que linda homenagem, Marcinha! Bjs

Goreti disse...

Podemos sentir emoção expressada através do texto em homenagem ao seu pai querido. Tenho meu paizinho ainda ao meu lado, mas imagino o aperto no coração em um data como essa. Mas o mais importante é que cumpriu ao que veio, acima de tudo ser o seu PAI!!

Beijos!!!

Benó disse...

Neste tempo de renovação, pois também é o começo da primavera, quero desejar-lhe uma Páscoa Feliz e um óptimo fim de semana.
Sensibilizou-me o post sobre o seu pai.
Seja Feliz!

Fay van Gelder disse...

Linda homenagem :)

Bjo:) e Páscoa Feliz :)

Paula disse...

votos de uma santa páscoa
bjs :)

Karla Maria disse...

Márcia,
tõ com um nó na garganta. Linda homenagem pro seu pai que tinha tanta coisa parecida com o meu e nessa época eu fico com muita saudade dele.
As celebrações da Semana Santa eram especialíssimas, quando ele estava vivo e morro de saudades.
Beijo

winnie disse...

Gostei das tuas palavras!

winnie disse...

Gostei das tuas palavras!

Agdah disse...

Muito legal.

Anónimo disse...

Linda homenagem, adorei, mas papi faria 77 anos.
Beijos
Liliana

Iana disse...

Amigos (as) hoje venho não só desejar-vos uma Páscoa feliz e abençoada, desejar-vos que tudo em vosso caminho seja Luz, Paz, Alegrias, e mais uma vez que sejam abençoados pelo nosso encantador divino o Paipai do céu...

Que essa Páscoa venha brotar em vossos corações, mais harmonia!

Também agradecer por acompanhar meus blogs, “Uma Rosa e seus Poemas” e “Vidas-Interrompidas”...

Agradeço-vos pelo carinho e atenção que me tem dado todos esses dias que aqui tenho passado junto dessas vidas abençoadas e amigas!

Como venho, enformar-vos que a: “3ª Parte - As raízes dos meus pais adoptivos” Em “Vidas” já foi publicada e com muito carinho espero por vossas “vidas” em “Vidas-Inter..”...

“Páscoa é tempo de Amor,de família e de Paz... É tempo de agradecermos discretamente
por tudo que temos e por tudo que teremos...

Páscoa é um sentimento nos nossos corações...de esperança, fé e confiança.

É dia de milagres; é dia dos nossos sonhos,parecerem estar mais perto... É tempo de retrospecção, por tudo que tem sido... E uma antecipação de tudo o que será...

E é a hora certa,de lembrar com amor e apreciação,as pessoas em nossas vidas que fazem a diferença... Pessoas como você”!!!

Um forte abraço e beijos no coração com muita Estima e Carinho a todos

Dessa vossa Rosa amiga, que aos poucos conquistou carinhos e muitas amizades....
Atenciosamente,
Iana!!!

PS: ATENÇÂO:

O próximo capítulo de Vidas Interrompidas chamar-se-á “4ª Parte - Infâncias destruídas” e terá os seguintes episódios verídicos:

1) A fuga da minha tia Marta
2) A tragédia de Marília
3) A recuperação do meu pai adoptivo

Agarre as palavras e siga-me...

Iliane disse...

que linda a sua homengaem a seu pai..eu ..como você..tive um pai de nome José(que foi ..é) melhor de tudo em minha vida!quando ele partiu..pensei que o mundo fosse acabar junto com ele!hoje me pego horas a fio sozinha conversando com ele e rindo dos nossos papos...a saudade numca acaba..porque você teve nele um ser especial..parabens pelo seu pai..e..por você ter tido ou pai como ele..beijo grande..li

Xavier Lagarde disse...

Que coisa mais bela, uma homenagem ao seu pai, realmente ha pais que merecem...
Passei pra te agradecer a sua visita no meu blog de fotos, e dizer que sera sempre uma honra te receber.
Um abraço,
Liz

Filipa disse...

Márcia que homenagem tão bonita ao seu pai.
Já fui espreitar o seu outro blog e achei uma iniciativa muito bonita e humana da vossa parte. Terei muito gosto em contribuir com algo, diga-me como posso ajudar e envie-me um mail.

beijinhos

Odete disse...

Que carinho sem fim! Lindo!
Que heranca linda seu pai lhe deixou, AMOR.
bjs

Lisa disse...

Amiga, só hj vi isto e senti 1 vazio tão grande... nunca tive isto... n sei o que é pai e mãe.. deixou-me triste. beijinhos no coração!

Sandra disse...

Olá Márcia, li hoje a homenagem ao seu pai...
No final fiquei senti uma imensa angustia, ao pensar quando cheguer o dia em que já não vou poder voltar a ver o meu. Bjs