sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Feijão com farinha de linhaça e sal de ervas

Receita altamente nutritiva para o dia-a-dia!
Ingredientes:
- alho a gosto
- água para cozinhar o feijão
- 4 colheres de azeite extra-virgem
- 500 gr de feijão carioquinha
- 1 cebola grande
- 1 xícara de cebolinha verde
- 1/2 xícara de farinha de linhaça
- sal de ervas a gosto**
** O Sal de Ervas é uma mistura previamente feita com partes iguais de alecrim, manjericão, orégano – desidratados – e sal. Altamente saudável, ideal para hipertensos, já que a quantidade de cloreto de sódio cai em 75%. Pode ser feito numa quantidade maior e usado no lugar do sal de cozinha.

Modo de preparo:
Primeiro, selecionar o feijão (de preferência, orgânico, que minimiza substâncias tóxicas comuns, infelizmente, em boa parte dos alimentos de origem vegetal) e adicionar quatro partes de água. Cozinhar de dois a três minutos sob pressão. Deixar em repouso na mesma água por uma hora (caso o indivíduo sofra de “gases”, sugere-se a eliminação da água e acréscimo de outra – mesmo que alguns nutrientes sejam perdidos, pois os mesmos podem ser compensados com o acréscimo de legumes na preparação, como cenoura ou chuchu. Refogar com os temperos (tempero brasileiro: tomate, cebola, alho, salsa e cebolinha). O tempero é a gosto e pode ser feito como de costume. Aconselha-se que, se for congelar parte do feijão, usar o mínimo de tomate (ou mesmo não utilizá-lo), pois, por ser ácido, esse fruto pode levar à mudança de características sensoriais se o congelamento não for feito de maneira correta – o alimento pode ficar mais ácido. Acrescentar farinha de linhaça (previamente processada em liquidificador ou processador; o excesso pode ser armazenado sob refrigeração. Já existe a farinha pronta, mas o ideal é processar as sementes) e o sal de ervas. Finalmente, juntar o refogado ao feijão. Voltar a cozinhar sob pressão por mais 30 minutos (o tempo varia de acordo com o tipo do feijão). Está pronto para degustar! Em quantidades maiores, pode ser dividido em porções e congelado, sem perdas significativas de suas propriedades.

4 comentários:

Cris disse...

Adorei esta receita! Eu tenho semente de linhaça aqui e estava procurando algo assim, que a disfarçasse para as crianças, achei ótima esta idéia. Bjs!

Lusófona disse...

Eu adoro feijão!!! Se bem que não como todos os dias, mas houve uma época que comia no almoço e jantar...affffff

=P

Carlamalignah disse...

esse sal de ervas me encantou deveras! onde será que acho? alguma dica? :)

thallyta disse...

desejo saber como fazer o sal de ervas ou onde compra-lo,meu nome é haroldo e meu E-mail e haroldo_ferreira@click21.com.br .

muito obrigado