sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Conserva oriental de pepino

Ingredientes:
-1 pepino japonês grande
-25 ml de vinagre de arroz
-250 g de açúcar
-1 colher (chá) de sal
-sementes pretas de gergelim

Modo de Preparo:
1. Lave muito bem o pepino sob água corrente. Com uma faca afiada, corte as pontas e despreze. Sobre uma tábua, corte o pepino em fatias bem finas. Se preferir, use um fatiador de legumes.
2. Coloque as fatias de pepino numa peneira e polvilhe sal para desidratá-las. Deixe repousar por 30 minutos. Em seguida, lave as fatias sob água corrente para retirar o excesso de sal.
3. Numa panela, junte o vinagre de arroz e o açúcar e leve ao fogo baixo para ferver. Depois que ferver, desligue o fogo e deixe esfriar.
4. Transfira o pepino para outro recipiente, distribuindo a calda sobre eles até cobri-lo completamente. Tampe o recipiente e leve à geladeira.
5. Deixe repousar por no mínimo 12 horas. No momento de servir, retire o pepino da calda, coloque em tigelinhas individuais e polvilhe com as sementes de gergelim. Caso queira, use Shoyo (molho de soja) para temperar.

24 comentários:

Tatiana disse...

Adorei! Faço tambem com rabanete... é muito saboroso.
Beijos
Taty
http://www.chocotaty.blogspot.com/

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

O meu marido adora pepino,onde se compra gergelim e o que é...Desculpe a minha pergunta é que eu gostava de fazer.beijinhos doces

Daninha disse...

Oi, te vi na lista do amigo secreto de blogs de comida e passei pra conhecer seu blog.

Voltarei sempre, beijinhos.

Daninha
http://cinebistrot.blogspot.com/

anna disse...

Obrigada pelo comentário doce no meu blog.
Fez-me chegar até aqui, o que foi bom!
Tenho mesmo de aprender muito sobre cozinha mais saudável e conhecer outros alimentos...
Jokas.

Carlamalignah disse...

ei, obrigada por ter dado uma passada no meu blog! :) que blog lindo! tô adorando as suas receitinhas! Essa de pepino mesmo, eu adoro essa conserva e sempre quis saber como fazê-la... Muito obrigada por partilhar conosco! Um grande abraço, carla

lll_Artemis_lll disse...

Obrigada pela visita e pelo comentário. Adorei o blog, vou voltar
Bjkas

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

MUITO AGRADEÇO PELA IMFORMAÇÃO::::BEIJINHOS DOCES

Pato Natural disse...

Boas Noites Alexandre o Grande!Não conhecia o teo blog gastronómico! Gosto imenso de pepenino, mas confesso que com uma ponta de azeite e um fio de vinagre de cidra fica fabuloso!

laila disse...

q delicia! já tentei faezr essa conserva na intuição e não saiu mto legal...tenaei uma proxiam vez da dsua maneira! bjos

Eliana Scaramal disse...

Que delícia!! Adorei!

Rosi disse...

Márcia, tudo bem? Amo essa receita, postei também no meu blog, é divina!Gostei muito da sua visita e das suas receitas, vou adicioná-la no meu blog, ok? Bjos querida! Rô.

Miss Slim disse...

Oiiii :)

Vou experimentar :) já fiz um copy.

Bjo:)

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Bom que coisa sofisticada! Gostei muito! =P
Beijinhos

CRIS disse...

Olá, já experimentei essa receita como entrada em um restaurante japonês, meu marido adorou. Agora que vc me passou a receita para ele. É muito boa.

Nani disse...

Olá você me fez uma visitinha e só hoje estou tendo tempo para retribuir.
E já me deparo com essa receita maravilhosa.
Adorei tudo por aqui.
Beijos

m@ria...m@rie...m@ry disse...

obrigada pela visita e pelo que vejo o comer naturalmente é mesmo um achado! gostei muito...

ta visto vou adicionar aos "meus piscar de olhos!!" :D

LARINHA! disse...

Oi primeiro obrigada pela visitinha,gostei muito muito do recadinho!!!
já cheguei adorando seu blog!!!
bem diferente dos outros!!!
beijão

CRIS-PR (Brasil) disse...

Olá!
É uma grande satisfação conhecer seu blog!
Meu nome é Cristina. Adoro cozinhar, aprender novas receitas e compartilhar. Coleciono livros e receitas culinárias.

Se você quer trocar idéias e novas experiências sobre culinária, e ainda desfrutar de uma boa amizade,visite meu blog http://mixdesabores.blogspot.com.
Atualizo quase que diariamente com receitas, fotos e variedades.
Fico imensamente agradecida se você me incluir na sua lista de blog´s, para me ajudar na divulgação.

O endereço é: http://mixdesabores.blogspot.com

Seja bem vinda! Muito Obrigada!
Com carinho, Cris.

Marcia disse...

Eu amo pepino! Este prato deve ser bem refrescante e saboroso. Bjs.

Cris disse...

Adorei! Nossa, meu filho vai amar esta conserva, bjs!

Cris disse...

Oi! Eu fiz esta receita e ficou muito boa! Aumentei a quantidade de vinagre para 250 ml porque 25 ml (talvez seja dl aí?) foi pouco, e esta mesma receita no panelinha eles pedem 325 ml, achei muito, 250 ml foi ideal. Bjs!

maicher disse...

vuitton handbags
louis vuitton
hermes
hermes kelly bag
hermes bags

Patrícia disse...

Dá uma confirmada na receita. Acho que as quantidades estão invertidas: Seriam 250 ml de vinagre e 25g de açucar e não o contrário.

jenifer nonato disse...

Eu fiz e ficou mara,amei a receita,mas eu usei vinagre de maçã mesmo.O motivo é ke estou gestante e a vontade não me deixou esperar pra comprar o vinagre de arroz...rsrsrsr Mas ficou muito bom!!!