sexta-feira, 19 de outubro de 2007

A Beringela


Tendo nascido e vivido toda a minha adolescência no Brasil, desde muito cedo que a beringela foi introduzida na minha alimentação.
O seu gosto amargo natural, contudo, foi muito mal recebido por mim durante as minhas primeiras experiências com a beringela, mas esse problema tem uma solução eficaz. O amargo desagradável pode ser eliminado cortando-a ao meio, e deixando-a de molho com limão ou vinagre durante uns minutos. De seguida, escorrer e secar com uma toalha ou papel de cozinha.

Trata-se de um o fruto da planta Solanum melongena e só há muito pouco tempo fez o seu aparecimento nas grandes superfícies de distribuição em Portugal, pelo que há ainda muito desconhecimento de como tirar verdadeiro partido de todas as suas colossais propriedades.

Recentes estudos sobre nutrição referenciam a beringela como um excelente redutor das taxas de colesterol, rica em proteínas e vitaminas A, B1, B2, B5, C e minerais como, por exemplo, o tão importante magnésio, ou os fundamentais cálcio, fósforo, e potássio. São também conhecidos os seus efeitos benéficos no tratamento da diabetes, colesterol, inflamações dermatológicas e problemas de índole reumática*.

RECEITA:

Ingredientes:

• Uma rodela de beringela com a grossura de dois dedos.
• 1 limão inteiro, com ou sem casca.

Modo de fazer:

Bata tudo junto com uma varinha mágica ou um “robot” de cozinha, tipo Bimby, e coe a mistura assim obtida antes de beber. Se usar o limão com a casca, beba imediatamente antes que fique amargo.

(*) Tome em atenção o seguinte: deve beber cerca de 1,5 litro por dia em caso de crise. Para manutenção tomar 1 copo três vezes por dia. As tomas devem ser intercaladas com duas semanas de pausa, num periodo máximo de três meses.

Sem comentários: