sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Gambas com Mel

Gambas com Mel

Ingredientes:
16 gambas grandes e cruas
30 g de farinha de milho
40 g de sementes de sésamo brancas
Bastante óleo para fritar
90 ml de mel

125 g de farinha com fermento
30 g de farinha de milho
250 ml de água
1/4 colher (chá) de sumo de limão
1 colher (sopa) de óleo

Preparação:
Comece por descascar e retirar as tripas às gambas, tendo o cuidado de deixar as caudas intactas. Seque as gambas em papel absorvente e polvilhe-as com a farinha de milho.
Num tacho seco, em lume médio, toste as sementes de sésamo, agitando levemente o tacho até estas estarem alouradas. Retire do tacho rapidamente para evitar que se queimem.
Para fazer o polme peneire a farinha e a farinha de milho para uma tigela média. À parte, misture a água, o sumo de limão e o óleo. Faça um buraco no centro da farinha e, a pouco e pouco, deite o líquido, batendo bem para que o polme fique homogéneo.
Numa frigideira grande e funda, aqueça o óleo até este estar moderadamente quente. Mergulhe algumas gambas simultaneamente no polme; escorra o excesso. Servindo-se de uma espátula com ranhuras, introduza as gambas no óleo quente. Frite durante 2 a 3 minutos, até as gambas estarem douradas e crocantes. Escorra em papel absorvente e mantenha-as quentes.
Por fim, coloque o mel num tacho grande e aqueça em lume muito brando (não aqueça demasiado para o mel não perder sabor). Coloque no tacho as gambas já cozinhadas e o mel aquecido; agite um pouco para cobrir por igual. Transfira para uma travessa e salpique com as sementes de sésamo. Sirva de imediato!


Dificuldade: + + +
Custo: + +
Tempo: + +


Observações:


fonte: Kitchenet (C.G.)

Sem comentários: